Fumacê nos bairros e dados sobre a doença

Prefeitura divulga vários alertas à população e publica números de focos

Fumacê nos bairros e  dados sobre a doença
Foto: Divulgação/PMI


A Prefeitura continua informando à população que a situação em relação aos focos de Dengue na cidade está crítica. São várias as postagens nas redes sociais do Município alertando sobre a questão. O assunto repercutiu na Câmara, com vários vereadores questionando a necessidade de ações além de alertas e, nesta sexta-feira, 9, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde, o “Fumacê” – veículo que atua aspergindo fumaça com veneno para combater o mosquito – está atuando no bairro de Santanense. 

Conforme o quadro divulgado pela Prefeitura no início da semana, a situação em relação aos focos, contados no mês de janeiro, é a seguinte: 796 notificações (recolhimento de amostras) de larvas com possíveis focos; 223 foram confirmados se tratar de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença; mais 11 amostras aguardam resultado; e 382 foram descarta-das. Com isso a média é de 50% das amostras recolhidas sendo confirmadas, o que aponta a manutenção do índice altíssimo de riscos da doença. 

Os dados em relação à Chikungunya é de que foram recolhidas 35 amostras, sendo uma con-firmada e 29 aguardando resultado. Outras 5 foram descartadas. Neste caso, se for mantida a tendência de uma confirmação a cada seis análises feitas, podemos alcançar até 10 casos con-firmados, o que também é um índice de altíssimo risco. Portanto a população deve redobrar os cuidados com o combate aos focos, usar repelentes e também denunciar os possíveis focos em terrenos vagos e também nos espaços públicos e, com certeza, cobrar ação imediata das auto-ridades públicas.