“Deu no Que Deu” propõe Carnaval que mexa com a cabeça dos foliões
“Ou a gente cuida da mente, ou a mente acaba com a gente” é a proposta levada para a avenida, para que todos se conscientizem de que saúde mental é importante

O Brasil, como o resto do mundo, tem enfrentado o que pode ser denominado como uma “pandemia mental”, com o aumento avassalador de casos de depressão, ansiedade, sofrimento mental, que leva a medidas extremas, como o suicídio. E este momento de folia, quando as pessoas querem se “desligar”, é importante para que se fale desse assunto de uma forma alegre, brincalhona, mas que nos remeta à necessidade de cuidar da nossa mente, antes que ela acabe com a gente. É esse o propósito do tema deste ano do “Bloco Deu No Que Deu”, que leva para a avenida a mensagem do Janeiro Branco.
A proposta é conscientizar as pessoas para a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. E o início do ano é o momento de fazer um convite à reflexão e ao cuidado com a mente, transformando o silêncio em diálogo e o mês de janeiro em uma “página em branco” para novos hábitos.
E veja no que deu!
E aí, o Bloco das Estrelas, o espaço jovem e alegre dos foliões itaunenses, abraçou esta ideia: Por que não levar o Janeiro Branco para o Carnaval? Afinal, é tempo de festa, de folia, de alegria e de cuidar de nós, de desestressar, para enfrentar a correria do dia a dia no resto do ano, lembra o carnavalesco Manoel da Zinha.
É tempo de limpar a mente, de esquecer um pouco os problemas e entender que a nossa saúde depende de mais momentos de alegria, de festa. “É preciso desestressar!”, define o carnavalesco, para reforçar a importância de levar a proposta do Janeiro Branco para o Carnaval.
E é assim que chega o “Bloco Deu no Que Deu” ao Carnaval 2026. Com a alegria, a jovialidade, a irreverência de sempre, mas levando a sério a oportunidade de fazer da folia uma oportunidade de cuidar da saúde. E quer remédio melhor para a nossa mente do que pular o Carnaval, sem os comprometimentos que nos inibem o ano todo?
É preciso fazer do verso “quanto riso, oh, quanta alegria!” uma realidade no nosso dia a dia, pois sorrir, brincar, se divertir, é cuidar da saúde mental e emocional sem a necessidade de uso de medicamentos físicos, porque quem cuida da mente, cuida da vida!
Então venha cuidar da sua saúde mental e emocional com o “Bloco Deu no Que Deu”, porque “ou a gente cuida da mente, ou a mente acaba com a gente”!
Venha reforçar as propostas do Janeiro Branco neste Carnaval com o “Bloco Deu No Que Deu”, porque é também nos momentos de alegria que devemos nos dar as mãos para construir uma vida melhor.



