O boquirroto
Acontecimentos, fofocas, provocações intempestivas e postura de mau-caratismo me obrigam a tecer esta semana a mesma ladainha da semana anterior, quando a figura em pauta é o Excelentíssimo Tõe do Seu João, vulgo Antônio de Miranda Silva, cidadão de Crucilândia, que veio aportar em nossa querida Santana do São João Acima, e que aqui construiu carreira profissional na política. Mais uma vez, o parabenizo, pois, de um “tapa buraco”, acabou permanecendo na política até aqui com mandatos consecutivos e chegou a vice-prefeito, um cargo figurativo, mas que tem lugar na galeria dos homens importantes que exerceram mandatos na nossa Itaúna Educativa do Mundo.
Como afirmado no editorial anterior, o Senhor Antônio de Miranda da Silva, nosso Excelentíssimo vereador, presidente da Câmara Municipal de Itaúna, nos seus últimos discursos na tribuna da Câmara, no ano anterior, destacou que é vereador há 30 anos, que está no sexto mandato, que já foi vice-prefeito e presidente da Casa de Leis, por mais de uma vez, que tem um trabalho e um nome a zelar e que não tem nada a esconder.
Pois muito bem, merece palmas. É o que acho, até porque, quando ele foi candidato pela primeira vez, levado para um partido pelo então vereador Pedro Paulo Pinto, para “carrear” votos para legenda, ninguém imaginava que o Toizinho do Seu João fosse eleito. Ele surpreendeu, entrou no mundo político, e nunca mais saiu. É surpreendente para uma pessoa, em minha opinião, mediana. Apreendeu a jogar, mas, também na minha opinião, não um jogo esperado pela sociedade num todo, mas o jogo para se manter no poder para mudar de vida, viver de política e fazer o que acha conveniente para tal, o que também não é crime. É imoral, mas aí é uma escolha que tem que ser respeitada, mas não tem que ser aplaudida a partir daí. Concordam? Se ele quer conviver com os “porcos”, que comece a pensar em se defender da sujeira, pois quem entra no “chiqueiro” acaba se predispondo a rolar na lama...
Mas, como também afirmei no editorial anterior, e repito aqui, nunca tive nada contra o Senhor Antônio de Miranda Silva, mas confesso-me decepcionado, indignado e até desconfiado de suas atitudes rasteiras, baixas e zombeteiras à frente do Poder Legislativo. É a minha opinião, principalmente, quando ele acoberta um esquema montado para empregar baixaria, ataques e até achaques a colegas vereadores que não rezam numa cartilha que está sendo colocada em prática por um vereador que tem sede de poder e, para isso, é capaz de jogar rasteiro, de protagonizar intempéries, que já começam a ser notadas por todas as camadas da sociedade itaunense. Isso, em minha opinião, é fato, não é boato e muito menos afirmativa leviana. É fato, pelo menos em minha opinião.
E, diante desse quadro, gostaria de expressar minha indignação diante de ocorridos na quinta-feira, quando o Senhor Antônio de Miranda Silva, de forma mesquinha, segundo informações que considero verdadeiras, pois, caso seja preciso, vamos discutir na Justiça, afirmou para um assessor de político que ele estaria “cassando” o vice-prefeito devido à pressão feita por este jornalista e mais duas advogadas, que não vou expor aqui. Diante de tal situação, me vi obrigado a procurar o Senhor Toizinho, para dizer com todas as letras que não sou moleque e, quando faço alguma coisa, assumo em quaisquer circunstâncias. Deixei claro dentro do seu gabinete, e diante do seu procurador e do jornalista Sérgio Cunha, que não quero meu nome envolvido em “cachorrada política” de baixo nível e que, se tem alguém que pode perder mais, é ele, que tem mandato, precisa se reeleger, pois vive de política. Mas, ao que parece, ele esquece disso, pois, diferentemente do seu modus operandi durante a vida pública, nos últimos 12 meses, resolveu se aliar a uma gangue, pelo menos no meu conceito, e fazer absurdos em suas decisões, como na “CPI do Compadrio” e, agora, na questão do vice-prefeito, que foi “cassado” ontem ao ter a declaração da vacância do cargo pelo Senhor Presidente da Câmara, a pedido do vereador Kaio Guimarães.
Confesso estar muito decepcionado com o Senhor Antônio de Miranda, mas, por outro lado, fica a evidência de que Itaúna está muito mal representada na Câmara Municipal, e isso mostra que o povo não sabe mesmo votar. Infelizmente. E o pior é que as jogadas praticadas nos bastidores somente servem para trazer a público a baixaria e o desprezo que a maioria dos vereadores – com destaque para pelo menos dois, que cito nominalmente: Toizinho do Seu João e Kaio Guimarães – têm pelo eleitor. Pessoas sem preparo para exercer cargo público, sem escrúpulo e, o pior, cínicos, mal-intencionados e, mais que isso, que não se importam em jogar com o nome e o caráter dos outros, posso citar o Senhor Kaio Guimarães, o tal “Pastor do Capeta”, apelidado assim por um colega de plenário, que, segundo dizem, sequer tem respeito pelo templo, onde teria praticado atos não convencionais para um pastor que prega a palavra do Senhor. É lamentável. Não faremos aqui afirmativas, mas o que temos assistido é de assustar. São mentiras, jogadas nojentas e até mesmo “montagens” de vídeos, que são cortados para levar a interpretações diversas.
Ontem mesmo, um vídeo feito pelo “Pastor do Capeta”, em que falo verdades com ele, foi editado, pois ele não teve a coragem de postar o vídeo todo, em que falo a verdade sobre ele. Uma pessoa que, em minha opinião, não tem caráter, é cínico e, o pior, se esconde por trás de sua canalhice como pessoa pública. E o Senhor Antônio de Miranda Silva, Excelentíssimo Presidente da Câmara, com 30 anos de mandatos, resolveu fazer curso de canalha, ou melhor, resolveu aprimorar a sua postura, e para isso optou, por força da situação, por acobertar atos controversos e que vão contra o bom senso, a ordem pública e, em meu entendimento, contra as leis maiores. Mas todo político, ou quase todos, só olha para o umbigo, e são capazes de fazer qualquer coisa para levar vantagem.
Mas vai aqui um recado aberto para o Senhor Antônio de Miranda: “Diga-me com quem andas, e eu te direi quem tu és...”. É uma questão de opção. Então cuidado, ilustre Tõe do Seu João, podes cair do cavalo... Aí, vai ser tarde. Não diga que não avisei, e por mais de uma vez. Judas tem em todo lugar, principalmente, no chiqueiro, onde... culê, culê, tudo é porco. Se não quiser esse trocadilho, use o do canil. Ponto.
Quase esqueci de explicar o significado de boquirroto: “pessoa que fala demais, e sem pensar, que não ouve o que fala, falastrão, pessoa boba, de QI baixo, de pouca instrução”... Dentre outros adjetivos... Mas basta.



