EDUCAÇÃO - Pacto Mineiro de Alfabetização é aberto em Itaúna
Professores dos 1º e 2º anos têm foco na alfabetização e os do 3º ao 5º ano com ênfase na recomposição das aprendizagens
Foi realizada em Itaúna, na terça-feira, 3, a abertura da seção local do Pacto Mineiro de Alfabetização, reunindo professores dos municípios de Itaúna e Itatiaiuçu. Foram liberadas 231 vagas para os dois municípios. O encontro que tem como foco a recomposição das aprendizagens, foi realizado no Teatro “Sílvio de Matos”, em Itaúna, com a presença do prefeito Gustavo Mitre, da secretária de Educação de Itaúna, Regina Célia, da gerente de Ensino, Patrícia Sampaio, e da coordenadora pedagógica, Danielle Andrade. Também compareceram ao evento representantes do município de Itatiaiuçu.
O Pacto é fruto de parceria da Secretaria de estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). A etapa presencial do Pacto é a Trilha Formativa – Pacto Mineiro pela Alfabetização, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A formação é executada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é voltada a docentes dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais de todo o estado. O percurso formativo contempla professores dos 1° e 2° anos, com foco na alfabetização, e professores do 3º ao 5º ano, com ênfase na recomposição das aprendizagens.
A programação, conforme divulgado pela assessoria do prefeito, foi aberta com uma apresentação cultural do Guarda Moçambique de Santa Efigênia, valorizando a tradição, a cultura e a identidade do município. O prefeito Gustavo Mitre falou na ocasião, quando destacou que a educação é uma prioridade da administração municipal e reforçou a importância de garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, assegurando mais oportunidades no futuro.
O Pacto Mineiro de Alfabetização tem como objetivo garantir que as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, por meio de formação continuada dos professores, acompanhamento pedagógico e fortalecimento das práticas educacionais nas escolas. A programação seguiu com apresentação sobre o funcionamento do Pacto e com a exposição de dados da alfabetização nos municípios de Itaúna e Itatiaiuçu. No período da tarde, os professores participaram de oficinas pedagógicas.



