USINA DE SONHOS - Entidade já iniciou atividades e tem vagas em diversas oficinas

Projeto com aulas de capoeira para crianças de 6 a 12 anos com Transtorno do Espectro Autista é a novidade neste ano na associação

USINA DE SONHOS - Entidade já iniciou atividades e tem vagas em diversas oficinas
Foto: Divulgação

Desde a segunda-feira, 2 de fevereiro, a Associação Cultural e Assistencial Projeto Usina de Sonhos já está atuando com as suas atividades de 2026. A entidade oferece oficinas na parte da manhã e da tarde. Todas elas são gratuitas e incluem artes visuais, artesanato, balé infantil, capoeira, marchetaria, oficina de criatividade, violão e violino. A entidade trabalha com professores habilitados em suas áreas e oferece os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades elencadas. 

Os interessados em participar das oficinas devem comparecer à sede da entidade acompanhados do responsável legal, com cópia de um documento de identidade, cópia do comprovante de endereço e declaração da escola pública em que está matriculado, das 8h às 11h e das 13h30 até as 17h. A Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos fica na Rua Dr. Alcides Gonçalves, 1500, no Bairro Santanense (em frente à fábrica da Tecidos Santanense). 

A entidade é o primeiro “Ponto de Cultura de Itaúna” através do Programa Cultura Viva e Mais Cultura do Ministério da Cultura e, também, desenvolve ações de produção e montagens de espetáculos, além de manter uma biblioteca comunitária. Informações pelo Telefone (37) 3249-1505.

Capoeira: Projeto Estruturado

A Associação Cultural Usina de Sonhos, em parceria com o professor Dênis (Filhote), está com inscrições abertas para aulas de capoeira, em um projeto estruturado para o acolhimento e inclusão de crianças de 6 a 12 anos com Transtorno do Espectro Autista. Este projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento global do indivíduo, respeitando suas individualidades por meio do movimento, da música e do jogo, estimulando a coordenação motora, a atenção, a comunicação, a socialização, a autoestima e a autorregulação emocional. 

Além disso, a proposta é, também, fortalecer a inclusão, a autonomia e o sentimento de pertencimento em um ambiente seguro, lúdico e acolhedor. As aulas acontecerão às sextas-feiras, com início às 8h e, à tarde, a partir das 14h30, com dois profissionais: professor Filhote e instrutor Frajola. Os interessados em fazer aulas de capoeira precisam fazer inscrição, apresentando, além dos documentos informados acima, um relatório médico.