Itaúna entre as 10 cidades brasileiras com melhores notas no ENEM 2022

Prefeitura destaca ranking feito pela CLP que analisa dados de 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes

Itaúna entre as 10 cidades brasileiras com melhores notas no ENEM 2022
Foto: Arquivo/FOLHA


A Prefeitura de Itaúna divulgou, no início desta semana, que Itaúna conseguiu ficar entre as 10 cidades brasileiras com as melhores notas no ENEM, referente a 2022. As provas deste ano estão sendo realizadas, com a primeira etapa tendo ocorrido no domingo passado, dia 5 e a segunda etapa das provas está marcada para este domingo, 12. Os dados informados pela Prefeitura foram levantados pelo CLP – Centro de Liderança Pública, uma ONG – Organização Não Governamental que tem atuação destacada na área educacional e de projetos de gestão. Conforme destaca a apresentação da organização, “há 15 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública”.

Porém o Ranking de Competitividade dos Municípios, que está na sua quarta edição, faz um recorte dos 410 municípios brasileiros, (menos de 10% do total, pois o Brasil tem 5.568 municípios) com população acima de 80 mil pessoas. Deste universo é que Itaúna está na 9ª colocação. Minas ainda tem mais seis municípios neste ranking, entre os 10: Viçosa, Ipatinga, Nova Lima, Belo Horizonte, Barbacena e Juiz de Fora. Informa ainda o ranking que os dados foram extraídos do INEP 2022.

O prefeito falou sobre a colocação, mas sem explicar que se tratava do recorte das cidades com mais de 80 mil habitantes: “É muito satisfatório ver Itaúna entre as dez cidades brasileiras com melhores notas no Enem, isso mostra que estamos no caminho certo. A educação é fator transformador na vida do cidadão. E o que temos feito é garantir que as crianças de hoje sejam o futuro promissor de amanhã”. Não resta dúvidas de que deve ser destacada a classificação de Itaúna dentre as 410 cidades com população acima de 80 mil habitantes, porém a afirmativa de que está “entre as dez cidades brasileiras com melhores notas” pode induzir a erro de interpretação, como apontou uma professora que comentou a divulgação do release à reportagem.

Melhores notas não incluem Itaúna

Já quando se pesquisa quais foram as escolas que obtiveram as melhores notas do Enem, aí já de uma forma geral, sem recorte de população, Itaúna não registra escolas dentre as cinquenta maiores notas. São oito as escolas mineiras que conseguiram ficar dentre as 50 melhores do País. Uma de Ipatinga (a mais bem classificada), cinco de Belo Horizonte, uma de Viçosa e uma de Sete Lagoas. Na disputa de notas por estado, até pelo fato de Minas Gerais contar com o maior número de municípios no País (853 de mais de 5.500), e aí incluem as notas de todas as escolas, os mineiros ficaram com a melhor nota média, de 561,15. Em comparação, a melhor nota média por escola foi de 736,64, alcançada pelo Colégio Fibonacci, de Ipatinga.