CAC e Escola do Legislativo já mostram excelentes resultados
Com mais de 10 atendimentos/dia na média, números demostram crescimento constante do acesso da população aos serviços prestados
Com cerca de 120 dias de funcionamento já podem ser contabilizados 841 atendimentos no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, da Câmara Municipal de Itaúna. Conforme o presidente da Câmara, vereador Nesval Júnior, “a necessidade de o Legislativo prestar serviços importantes à comunidade”, foi o que o moveu a implantar o projeto em Itaúna. Nesval lembrou que o Legislativo tem várias maneiras de prestar serviços à comunidade e a instalação deste posto de atendimento aos cidadãos é uma maneira de ajudar às pessoas e também de estabelecer um contato mais próximo, dos vereadores com a comunidade, como destacou.
E a sua proposta estava correta, se analisarmos os números já apresentados pelo CAC. Instalado em agosto deste ano, no primeiro mês de serviços já foram feitos 94 atendimentos. No segundo mês, setembro, o número praticamente dobrou, indo a 181 atendimentos. Em outubro, novo crescimento, passando a 259. E no mês de novembro, ao entrar na última semana do mês, já haviam sido registrados 302 atendimentos. O CAC funciona das 7 às 18 horas, sem intervalo para almoço, e todos os serviços prestados são gratuitos.
Conforme destacou o presidente da Câmara, os atendimentos são feitos principalmente “à população mais vulnerável”. A impressão de um boleto para pagamento, uma cópia (xerox) de um documento, orientações sobre encaminhamento à Farmácia Básica, concessão de vistos para famílias estrangeiras que estão morando no município e precisam, por exemplo, de documentos para emissão de CPF e carteirinha do SUS, são ações que podem parecer simples para algumas pessoas, mas que para outras são extremamente complicadas e agora são possíveis por meio do serviço prestado pelo CAC.
Os muitos tipos de serviços prestados
O Centro de Apoio ao Cidadão – CAC, presta os seguintes serviços, dentre vários outros: emissão de certidões negativas, de antecedentes criminais, quitação eleitoral, agendamento de Identidade, informações as mais variadas sobre serviços que o estado presta ao cidadão e que este não tem acesso, às vezes por falta de conhecimento. “E numa iniciativa muito bacana, estamos distribuindo, gratuitamente, o cordão de girassol, que é uma lei municipal do vereador Nesval Júnior, que dá prioridade no atendimento a portadores de doenças ocultas”, explicou a coordenadora dos serviços, Grasielly Spínola, à reportagem da FOLHA.
“A pessoa vem ao CAC, traz os documentos e a gente faz o cadastramento e emite gratuitamente o cordão de girassol para que ela possa receber o atendimento preferencial em lugares públicos. São muitas as ações realizadas pelo CAC, como inscrição em concursos públicos, auxílio de documentação para Processo Seletivo no município, boletim de ocorrência virtual para perda de documentos, dentre outros. Às vezes a pessoa não tem acesso à internet, muitas vezes não tem e-mail ou mesmo o celular para facilitar o acesso. Cada dia surge uma demanda diferente e quando não podemos atender, encaminhamos a pessoa para os órgãos públicos como o CAPS AD, ou Defensoria Pública”, enumera Grasielly.
Com a instalação do CAC o cidadão itaunense, principalmente a porção da sociedade com menos renda, tem agora um ponto onde recorrer para solucionar problemas que antes pareciam impossíveis de uma solução. Por falta de recursos, de conhecimento, de orientação, de auxílio. O CAC é, assim, um ponto de apoio que a Câmara implantou, para a comunidade itaunense e para quem está na cidade.
Escola do Legislativo é outro ponto de aproximação com a comunidade
Além do CAC, a iniciativa de Nesval Júnior, ainda nos primeiros meses de seu mandato como presidente da Câmara, foi a implantação da Escola do Legislativo de Itaúna. Os serviços foram iniciados em conjunto, no dia primeiro de agosto de 2023, na Avenida Getúlio Vargas, número 807, em frente à sede da Câmara Municipal de Itaúna, no Edifício Porto Belo. Conforme disse Nesval à FOLHA, “além de prestar os serviços na área do aprendizado, com vários cursos e oficinas que são e serão disponibilizados à população, a Escola do Legislativo é uma oportunidade que as pessoas têm de conhecer melhor o Legislativo”.
Com essa função, de proporcionar ensinamento à população, tanto na área de formação profissional quanto de conhecimento geral, a Escola do Legislativo é uma grande oportunidade de o cidadão saber como funciona este poder e, ainda, até mesmo para os vereadores entenderem melhor como deve ser o funcionamento deste poder. E mesmo ainda em início de funcionamento, completando três meses da instalação, tanto o CAC quanto a Escola do Legislativo já têm um trabalho consistente a oferecer aos cidadãos. “Aproveito a oportunidade e convido a cada cidadão e cidadã a conhecer o CAC e a Escola do Legislativo e a usufruir dos serviços que esses órgãos podem oferecer à comunidade”, concluiu Nesval Júnior.