A bomba deslindada pela PF
Rogo pela infinita paciência de eventuais leitores desta coluna, mas tenho que voltar a martelar na questão dos militares no Brasil!
Se a sociedade civil, através de seus representantes, eleitos democraticamente, não tomarem providências urgentes na reforma dos currículos das nossas Academias Militares, ficaremos eternamente neste círculo vicioso de tentativas golpistas!
A bomba do momento, deslindada pela Polícia Federal, expõe uma trágica realidade. Vejam bem: 37 indivíduos indiciados, sendo o primeiro da lista, e não poderia ser outro, o capitão-presidente, acompanhando por 24 militares, sendo 4 generais, fardados e empijamados, sempre frustrados, na sua insignificância!
Não, não é possível ficar indiferente com essa gravíssima questão. Um governo legitimamente eleito, contra todos esses desatinos, tem é que tomar providências concretas para solucionar de forma definitiva esse problema, que pode se tornar eterno!
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, é um fraco e não tem a menor condição de conduzir essa questão. Fica passando panos quentes, dizendo que os golpistas não representam as Forças Armadas! Como não? Nossas Academias Militares ensinam desde sempre que os civis são desonestos e incompetentes, e que a democracia não presta e que os militares são os puros. A história das Forças Armadas não confirma o que eles dizem! São intrinsecamente golpistas! E os que silenciam diante as manifestações golpistas são coniventes!
O que aconteceu com os 39 coronéis da ativa que assinaram uma carta contra a posse do presidente democraticamente eleito? Foram punidos em segredo?
O que fez o alto Comando das Forças Armadas diante dos acampamentos golpistas ao redor dos quartéis, que eles próprios proíbem? O mais notório foi o de Brasília, em torno do tal Forte Apache, comandado pelo general Gustavo Henrique Dutra, que o protegeu, fazendo vista grossa ao acontecido! E ele foi recentemente elogiado pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, dizendo que ele estava cumprindo ordens! Ordens de quem? Aí, o sentimento corporativista está acima de tudo!
Temos que enfiar na cabeça dos militares quais são suas funções constitucionais! Nossas fronteiras são uma peneira para o tráfico de armas e drogas, e não vejo nenhum militar se manifestar sobre isso.
Atenção especial ao que disse o general 4 estrelas Mário Fernandes, um prestigiado oficial do Exército, golpista contumaz, numa de suas urdiduras golpistas: um fuzil não pode se curvar a uma toga! Não é uma maravilha? Ele está preso no Rio de Janeiro. E seus advogados querem transferi-lo para Brasília, pois ele quer ficar perto da família! Não é uma gracinha? Um militar sanguinário, que ajudou a elaborar um plano para assassinar o presidente da República, o vice-presidente e o presidente do TSE, se revela um chefe de família amoroso! Não passa de um golpista covarde!
Se este país tiver um mínimo de decência, essa turma deverá passar o resto da vida na cadeia! E, diante desses fatos, existe algum outro motivo para uma intervenção drástica nas Academias Militares?
A hora é agora. Se providências não forem tomadas, o próximo golpe será dado é por sargentos, comandando generais ainda piores. Que se façam as reformas, absolutamente necessárias, ou então transformem as Academias Militares em Academias Científicas! O Brasil está precisando é melhorar suas pesquisas e que as verbas desperdiçadas na formação de golpistas sejam destinadas para formação de cientistas!
A degradação política no Brasil é estarrecedora! A qualidade dos atuais golpistas beira o ridículo, se não trágico! Não podia dar certo! Em 64, os golpistas eram generais sisudos, eram educados, sabiam usar o garfo e a faca, e não eram bocas sujas!
Vejam os atuais: um capitão destrambelhado, liderando generais fardados e empijamados e cegos pelo poder, por 4 anos planejaram o golpe, e deram com os burros n’água!
E tem ainda o nosso Congresso, que é composto na sua maioria pelo lixo do lixo, representando muito bem esta sociedade injusta e desigual, com uma elite preconceituosa, patrimonialista e cínica.
Outro problema crucial do Brasil é a questão da terra! Enquanto não resolvermos esse problema, a justiça jamais será feita neste país! A traição feita com os escravizados pela farsa da Lei Áurea não tem perdão! Os colonizadores traficaram 5 milhões de africanos a ferro e à força para o trabalho escravo, com castigos, tortura e morte, durante 400 anos, para, no fim, com a farsa da libertação, abandoná-los à própria sorte! Eles, responsáveis pela produção da riqueza dos barões das terras, não receberam nem um centímetro da terra que cultivaram à custa de seu sangue, para plantar e sobreviver! Sem casa, foram impelidos para os morros, criando as favelas!
Esses dois problemas, se não forem resolvidos, jamais o Brasil poderá ser uma verdadeira Nação. É muito bonito comemorar o Dia da Consciência Negra, do Orgulho Negro, e agora fazer o Pedido de Perdão! Mas, na prática, são palavras ao vento se não forem acompanhadas de atitudes! Palavras não enchem barriga e não devolvem a dignidade a ninguém!
Reformas já!
O diabo é saber quem vai colocar o guizo no pescoço do gato!