CARNAVAL DOS BAIRROS EM 2026



“BLOCO DOS CALANGOS”. .... ÔBA!!!!!!! TEMOS UM NOVO BLOCO NO CARNAVAL DE RUA DE ITAÚNA
A Secretaria de Cultura, comandada pelo competente Marcinho Hakuna, fechou a participação dos blocos que desfilarão nos bairros no pré-carnaval e dos que desfilarão no Circuito “Robson Bolão”, da Jove Soares, no período do carnaval oficial. A boa notícia é a chegada de um novo bloco de bairro para animar mais ainda a festa, que, pelo que se viu na organização do Natal e o Esquenta na Praça da Matriz no final e início do ano, está com a cara de voltar aos bons tempos das décadas de 70, 80 e 90.
Dia 07/02, sábado, das 12:00 às 17:00 horas, desfila o novato BLOCO DOS CALANGOS. A concentração do mais novo bloco a participar do carnaval de rua será no Bar da Maria do Nêgo, que fica na Rua Aristides, subindo a Rua da Gruta. O bloco, fundado pelo folião Jéfferson Lázaro, tem como objetivo uma maior integração entre as comunidades do Alto do Rosário e o Santo Antônio. O nome do Bloco surgiu em função de referências que as pessoas fazem sobre os moradores do Alto do Rosário: “Povo da Lage, ou Calangos”, bem como do time de futebol local, que é conhecido como Calangos Futebol Clube. Na programação do dia 7/2 estão previstos os shows do DJ Chakal, pagode dos amigos do Davizinho e apresentação da bateria nota 10 do Bloco Babalôôôô, comandada pelo Mestre Wilker.
Dia 10/02, terça-feira, a partir das 19:00 horas, desfila o BlOCO DAS VIRGENS, na Pracinha do Bairro Padre Eustáquio, em frente ao Bar do Pinheirinho. Ausente há décadas, o bloco comandado pelo maioral Rosse Andrade já arrastou mais de 10.000 foliões no final dos anos 90 e início dos anos 2000, puxados pelos foliões: Rosse, Mirinho, Milton, Eduardo da Padaria, Wagner Cuador, Alvimar, Coruja, Miler, Murango e Piriá, fundadores do bloco, em torno da Pracinha João Augusto de Oliveira, ao som da Kombi do Cézar, a famosa “Perereca Maluca”.
Dia 11/02, quarta Feira, a partir das 19:00 horas, desfila na Praça Juvenal Pereira, em frente à Igreja Matriz de Santanense, o famoso BABALÔÔÔÔÔÔ, criado em 1982, pelos foliões: Zeti, Pirinha, Nadinho, Nhonhô, Humberto, Vi, Joaquim da Nêga, Toca, Mário da Cici, Zula, Armando, Vaca Preta e Graxinha, e hoje comandado pelo competente Luiz Henrique Machado. Abrindo o desfile, o ex-garotinho Babalô, que, em 1982, deu nome ao bloco e que hoje trabalha no Supermercado Rena do bairro. No som a bateria nota 10, comandada pelo Mestre Wilker.
Dia 12/02, quarta-feira, a partir das 13 horas, a Praça da Lagoinha vai pegar fogo com o desfile do tradicional BLOCO PAU DE GAIOLA, fundado em 1981 ,pelos foliões: Chininha, Donizete Caverna, Bodinho, Rodrigo Herculano, Cláudio Colchão, Pardal Vilela, Penado, Manoel da Zinha, Tulinho Cocada, Tulão Guimarães, Petrônio Burrini, e Marquinhos da Edméia, e atualmente comandado pelos maiorais Delmar Parreiras, Afonsinho e Dalson. O som vai ficar por conta do Trio Elétrico. Como convidado desfila, junto com o Pau de Gaiola, o irreverente BLOCO ATOLÔ A CHARRETE, comandado pelo folião Bodinho.
Dia 12/02, quarta-feira, a partir das 17:00 horas, desfila também o BLOCO MARGARIDAS DO VERDURO, ao som da Banda Barril de Chopp. A concentração é na Hamburgueria do Alemão, na Rua Godofredo Gonçalves, 295, Centro, a partir das 14:00hs. Fundado em 2020, pelas folionas Alessandra, Naara e Tininha, o bloco vai para o sexto desfile, com seus 150 componentes trajando roupas coloridas feitas de chita. O nome Margaridas do Verduro surgiu em função de uma brincadeira entre as três amigas, que, no Dia de Finados, se vestiam de anjo para vender flores na porta do cemitério da Rua Bonfim. Na brincadeira, o grupo se apelidou de Margaridas do Verduro, bem como o bloco de carnaval que criaram em 2020. Os abadás podem ser encomendados através do Instagram: “Margaridas_ do_ Verduro”.
Dia 13/02, sexta-feira, a partir das 17 horas, o BLOCO BOCA DE SANFONA, criado em 2019, no Bairro Veredas, pelas folionas Doca e Célia, se concentra na Praça João Augusto de Oliveira no Bairro Padre Eustáquio, próximo ao Bar do Pinheirinho, onde os seus mais de 1.000 foliões irão se sacolejar ao som do Trio Elétrico e da Bateria nota 10 do Babalôôôô, comandada pelo Mestre Wilker, até as 22 horas. No abadá deste ano, prestam uma homenagem ao Robson Bolão, que morou durante alguns anos no bairro e que nos deixou recentemente. Os Abadás podem ser adquiridos através do zap 37-99198-7150 ou no Bar do Pinheirinho.
Neste sábado, 31/01, tem um “IMPERDÍVEL ESQUENTA”, a partir das 15:00 horas, na Rua Israel Silva, 89, Várzea do Olaria (Ruazinha), com show do Davizinho. Imperdível...
Dias 14 e 16/02, sábado e 2ª feira, a partir das 17:00 horas, desfila a tradicional “SOCIEDADE LÍTERO RECREATIVA BANDA ESPLENDOR E GLÓRIA”, fundada em 1980, pelos foliões: Tadeu Nolasco, Deila, Boísa, Gabino e Juarez do Carmelo, e atualmente comandada pelo Maioral Rodrigo Nogueira. Com o tema “BOLAS, BOLINHAS, BOLÕES E O MÁGICO BOLLA”, a banda homenageia um dos maiores carnavalescos de Itaúna, que nos deixou no final do ano passado: Robson, o popular Bolão. A concentração será a partir das 13 horas, na Praça da Matriz, em frente à banca de revistas do Toninho, onde serão armadas três grandes tendas, um palco e 50 mesas com cadeiras, bem como barracas para venda de bebidas e tira gosto. O som ficará a cargo do conjunto Flavinho e seus convidados e, a partir das 17 horas, a banda desfila, como sempre, na contramão, em torno da Praça da Matriz, ao som da Banda Barril de Chopp, tocando velhas e inesquecíveis marchinhas ,como: Olha a Cabeleira do Zezé, Se a Canoa não Virar, Ô jardineira, Mamãe eu Quero Mamar, Mulata Bossa Nova e outras mais. Os Abadás podem ser adquiridos no Alexandre Vitaminas e Loja Unique Moda Feminina, situados na Praça da Matriz, ou na Moda Brexó, próxima ao Banco Santander.
Dia 15/02, domingo, a partir das 13 horas, desfila na Pracinha dos Aposentados, na Rua 13 de Maio do Bairro Piedade, o BLOCO AMIGOS DA PRACINHA, comandado pelos foliões: Cleimar, Bráulio e Juninho. A concentração será a partir das 13:00 horas, na Pracinha dos Aposentados, onde os mais de 1.000 foliões poderão se divertir ao som do Grupo Musical Bagunça Boa, Bateria Tom Tom e Banda Barril de Chopp. O evento vai contar com várias barracas de alimentação e bebidas e uma vigilância constante de vários policiais aposentados que residem no bairro. Os abadás serão lançados no dia 01/02, no Bar da Beth, a partir das 15:00 horas, com show do conjunto Bagunça Boa e bateria no chão. A expectativa do público é grande em função da excelente apresentação que o bloco fez em 2025.
Dia 15/02, domingo, a partir das 13 horas, desfila pela segunda vez, no Bairro Itaunense, o BLOCO BATUCATREM, comandado pelo maioral João Paulo Rodrigues da Mata. A concentração é no Bar do Bozó ,situado na Rua Jair Miguel, e o tema é: “Carnaval, Folia das Famílias”. No ano passado, surpresos, viram aparecer mais de 2.000 foliões para acompanhar o bloco, e, este ano, decidiram fechar a Rua Jair Miguel para a passagem de veículos, pois a expectativa é de um público ainda maior. Uma das atrações do bloco é a bateria comandada pelo Mestre Erick Panela. A origem do nome BATUCATREM é bem interessante e vale a pena ser relatada: há alguns anos, um trem da FCA (Ferrovia Centro Atlântica) que passa na divisa do bairro descarrilhou há alguns quilômetros do Itaunense e vários vagões, carregados de soja, saíram dos trilhos e espalharam toneladas do produto junto aos trilhos. Para recuperar a carga, a FCA contratou, aproximadamente, 100 pessoas do bairro para ensacar manualmente a soja derramada. Durante uma semana, uma locomotiva puxando alguns vagões vazios parava no bairro e transportava os contratados para fazer o serviço, isto é: ensacar a soja espalhada pelo chão e colocá-la nos vagões. Tanto na ida como na volta, os contratados para o serviço iam batucando no trem e cantando sambas e outras músicas de sucesso na época. Quando foram criar o bloco, lembraram da história, que, aliás, era bem popular no bairro, e resolveram carimbar o novo bloco carnavalesco de BATUCATREM. Os abadás do bloco estão disponíveis na Laja Conecson Instrumentos Musicais, situada na Rua Godofredo Gonçalves, 324, ou pelo zap 37-99996-9056.
Na edição da próxima semana, vamos relatar os horários e as histórias dos oito blocos que desfilarão no Circuito Oficial Robson Bolão, da Jove Soares. Até lá...



