NEGÓCIO - Multinacional compra fábrica da Patense em Itaúna
Em leilão ocorrido no último dia 15, grupo texano pagou R$ 560 milhões por três fábricas da empresa mineira
Após a Patense entrar em recuperação judicial, em 2024, declarando dívidas no montante de R$ 1,4 bilhão, a empresa conseguiu vender três das suas unidades fabris em leilão realizado no último dia 15 de janeiro. Dentre as fábricas negociadas está a unidade de Itaúna, instalada nas margens da MG-431, trecho entre Itaúna e Pará de Minas. A empresa se instalou em Itaúna no início dos anos 2000, implantando aqui a que seria considerada a maior fábrica da América Latina no segmento de produção de rações e derivados.
Além da unidade itaunense, foram negociadas as fábricas de Patos de Minas e uma terceira, em Adamantina, no estado de São Paulo. A Patense ainda possui outras unidades. A compradora é a Darling Ingredients, grupo texano que possui ativos em torno de 7,3 bilhões de dólares. A notificação do negócio foi protocolada junto ao CADE, no dia 26 de janeiro, e publicada no Diário Oficial da União, no dia 28, começando a contar o prazo de 30 dias para que possa ocorrer alguma contestação.
No mercado, a opinião é de que a transação seja efetivada, já que a Darling foi a única empresa a participar do leilão. Assim, nas próximas semanas, a direção da multinacional deverá divulgar alguma informação acerca de ações futuras nas fábricas adquiridas, inclusive, com a possibilidade de ampliação.



