Super interessante- Visão dos bebês



Você sabia que bebês de quatro meses já conseguem distinguir rostos? Um estudo científico comprovou que bebês desta faixa etária produzem sinais cerebrais distintos quando enxergam alguém.

A pesquisa analisou a atividade cerebral de 45 crianças entre 3 e 15 meses de idade enquanto elas observavam imagens em preto e branco de coisas comuns, como carros, letras, partes do corpo humano e, o principal, rostos desconhecidos. O experimento foi repetido de seis a 12 vezes por criança.

De acordo com os pesquisadores, os rostos desconhecidos foram as imagens que trouxeram comportamentos diferentes. Conforme a idade aumentava, o sinal cerebral ficava mais forte de forma que membros do corpo e corredores também despertaram um sinal parecido. Já em relação às imagens de letras, os estímulos foram identificados só a partir de 1 ano completo de idade. 

Os sinais cerebrais podem significar que as crianças conseguem categorizar determinado objeto. Conforme o bebê se desenvolve, a demanda cognitiva de identificação também aumenta.

Essa pesquisa explica, por exemplo, porque alguns bebês ficam com medo e choram quando vê pessoas desconhecidas e se alegra ao ver pessoas próximas.

Já em relação às primeiras imagens que um recém-nascido identifica, estudos apontam que a sua percepção é em preto e branco e muito embaçada. Somente no segundo mês de vida que as cores começam a serem visualizadas, principalmente o vermelho. Após o terceiro mês, os vultos ganham traços e ficam mais definidos.