Festival Gastronômico de Itatiaiuçu
Começou ontem e vai até amanhã, o evento que promete muita comida boa e mostrar a diversidade da cozinha local

Hoje, sábado, o renomado chefe mineiro, Eduardo Avelar, autor do livro “Cozinha Mineira - Dos Quintais aos Territórios Gastronômicos”, vai comandar uma aula-show com a receita ‘Arroz dos Quintais – Paella Caipira’. O prato combina costela, frango, linguiça, legumes, couve e torresmo. Durante a apresentação, o público vai acompanhar o preparo do prato, com explicações sobre as propostas apresentada aos empreendedores e os conceitos aplicados em cada etapa de preparação, unindo sabor, tradição e inovação. Mas o primeiro Festival Gastronômico de Itatiaiuçu tem muito mais.
Nestes dias do festival, destaques como o pastel de carne com umbigo de banana, porqueta pururucada com queijo e laranja ao molho de limão e uma série de outras delícias vão compor o cardápio da festa. Ao todo, 12 estabelecimentos participam do festival com um prato desenvolvido com inspiração em receitas de família, com ingredientes frescos vindos de hortas, quintais e da agroindústria. Nos três dias de evento, o público poderá saborear diversos tipos de linguiças artesanais, produtos defumados, hortaliças, requeijões, farinhas, rapadura, cachaça, frutas típicas e especiarias locais, que traduzem o sabor e a cultura de Itatiaiuçu.
Qualificação com tempero mineiro
Durante a preparação para o festival, os empreendedores participaram de uma trilha de capacitações que incluiu boas práticas de manipulação, técnicas de cozinha, padronização por fichas técnicas, precificação e planejamento de produção. As consultorias coletivas e individuais oferecidas pelo Sebrae Minas proporcionaram melhorias operacionais e ampliaram a percepção de valor dos produtos comercializados.
“A partir das propostas dos empreendimentos, buscamos resgatar lembranças de cozinha afetiva e as histórias de família à mesa. A partir desta edição, queremos consolidar uma referência de sabores para Itatiaiuçu, fortalecendo a identidade gastronômica do município como estratégia de desenvolvimento territorial”, destacou o consultor do Sebrae Minas Eduardo Avelar, curador do festival.
Para a secretária municipal de Cultura de Itatiaiuçu, Mariana Teixeira, o Festival Gastronômico de Itatiaiuçu fortalece o turismo gastronômico do município e movimenta a economia local. “É um evento que cria oportunidades para que os negócios ampliem sua clientela e incorporem, de forma permanente, produtos autorais em seus cardápios.”, ressalta. O evento ainda contará com diversas apresentações culturais, entre elas, a apresentação da Corporação Musical Lira São Sebastião e o Coro Palestrina. Além do artesanato da Acirpa e Projeto Ussu. (Com informações de Thiago (STARK) Carvalho)