LITERATURA - Itaunense é destaque cultural no início de 2026
A escritora foi recebida com poesias, conforme ela mesma afirma, já que seu pai escreveu poesias em sua homenagem assim que ela veio ao mundo. Ela é Luísa Cardoso, nascida em Itaúna, mas que atualmente vive em Itabira, terra de Carlos Drumond de Andrade. Formada em Engenharia Elétrica, ela une a ciência exata ao seu gosto pelas artes, culminando com o lançamento do seu primeiro livro, logo aos 25 anos. “A Mitose Universal das Coisas” é um livro de poesias e, em uma delas, Luísa fala de sua terra natal: “(...) O verde das matas me lembra Itaúna/ De onde sou natural/ Cidade bela, têxtil, rica e única/ Minha raiz primeira foi fundamental”.
O verso faz parte do poema “Nos interiores de Minas”, onde ela fala também de Itabira, sua “segunda pátria”, de Varginha, onde morou na juventude e de Perdões, quando colheu café. O livro pode ser adquirido no site da Editora Caravana (https://caravanagrupoeditorial.com.br), que assim apresenta a obra: “Este livro de poesias é dedicado àqueles que, na juventude epifânica, aventuraram-se pelos segredos da vida e da morte, buscando compreender, de modo holístico, a criação. Divide-se em três frentes poéticas: aos filósofos e cientistas, aos inconformados e aos amantes e músicos”.
E, tão logo entregou ao público seu primeiro trabalho autoral, Luísa Cardoso já se encontra na produção de duas novas obras, dentre elas “Bossa Mil – Poesias de Amor”. Enquanto você aguarda o próximo, já pode ir desvendando a poeta em “Mitose...”




