EXEMPLO - Quando a fé ultrapassa fronteiras

Documentário destaca atuação do padre Giovanni Van de Laar em Itaúna, mudando vidas para melhor

EXEMPLO - Quando a fé ultrapassa fronteiras
Foto: Reprodução Diocese de Divinópolis

Nascido em primeiro de novembro de 1938, na cidade de Someren, na província de Brabante do Norte, nos Países Baixos (Holanda), o padre Giovanni Van de Laar chegou ao Brasil também em um dia primeiro de novembro, do ano de 1965. Sete dias depois, no dia 7 de novembro daquele ano, ele estava em Itaúna, onde começou a atuar como padre e passou também a lecionar francês, no Colégio Santana. O padre Giovanni também atuou na vizinha Itatiaiuçu, nos anos de 1972 a 1974, ano em que assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, fundada em Itaúna, em 1971. E assim começou a história do padre Giovanni em Itaúna, que caminha para o 52º ano, a ser completado em novembro próximo.

“Padre Giovanni: um legado de fé e solidariedade” é o título do documentário, dirigido pela cineasta Daiene Marques, que pode ser assistido, gratuitamente, na plataforma YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=v6lbs_oVbEs). O filme, de cerca de 20 minutos, conta um pouco da trajetória do religioso que está há quase 52 anos em Itaúna e que construiu uma história de fé, religiosidade e envolvimento com a sociedade. São iniciativas do religioso, por exemplo, a implantação do grupo Enfermeiros do Lar, a criação do Núcleo de Alfabetização de Adultos - NAF e sua obra mãos destacada que a Creche Casa Bethânia, todas iniciativas implantadas na região de influência da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. 

Giovanni Van De Laar tem grande importância no desenvolvimento de bairros como o Nazaré, São Geraldo e Morada Nova. Em Relação ao Nazaré, por exemplo, ele lutou até conseguir a extinção da denominação depreciativa de “Vila dos Cabritos” conferida ao local. Também foi de grande importância para o desenvolvimento da comunidade da região do Bairro Morada Nova. Foram também iniciativas do padre a criação do Lactário, para distribuir leite e acompanhar o crescimento das crianças atendidas na comunidade da Piedade; a escola infantil Dó-Ré-Mi e várias outras iniciativas sociais, conforme reportagem da FOLHA, de 26 de outubro de 2024 (https://www.folhapovoitauna.com.br/comunidade-parabeniza-padre-geovane-van-de-laar). 

O documentário 

O filme mostra a história de um homem que atravessou o oceano para fincar raízes em Itaúna e transformar a realidade de milhares de pessoas. O documentário “Padre Giovanni: um legado de fé e solidariedade”, dirigido pela cineasta Daiene Marques, mergulha na trajetória do sacerdote holandês que deixou de ser um estrangeiro para se tornar um dos pilares fundamentais da comunidade de Itaúna.

A produção, assinada pela Mineirinho Filmes, não é apenas uma biografia religiosa, é o retrato de uma vida onde a espiritualidade nunca esteve desassociada da ação prática. Desde que chegou a Itaúna, Padre Giovanni estabeleceu um ministério baseado na proximidade com os mais simples. Para ele, o sacerdócio sempre foi exercido nas ruas, dentro das casas das famílias e nos projetos sociais que ajudou a erguer.

Um dos pontos altos do documentário é o foco na Creche Casa Bethânia. A instituição é o reflexo material da visão de mundo do padre, um espaço de acolhimento para crianças e suporte para famílias em situação de vulnerabilidade. Através de depoimentos como o de Rosângela Viana, diretora da creche, o filme mostra como a missão educativa e social se consolidou sob a orientação pastoral do sacerdote, priorizando sempre a dignidade humana. A obra foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2025).