Dr. Peter Gabriel: presidente da APAC homenageado

Dr. Peter Gabriel: presidente da APAC homenageado


Na última quinta-feira, o itaunense Dr. Peter Gabriel Gonçalves Andrade, presidente da APAC de Itaúna, foi homenageado, no Fórum da cidade, com a mais alta condecoração da Justiça Mineira: a Medalha Desembargador Hélio Costa.

Depois de muito refletir, cheguei à conclusão que existem bons espelhos e espelhos ruins. Mais: somos nós mesmos estes instrumentos de reflexo. Colei de Guimarães Rosa a inspiração da analogia. Com a diferença de que o poeta fez um passeio sobre nossa autoimagem embotada. Eu quero falar sobre como as pessoas são capazes de refletirem majestosamente as imagens que as rodeiam: mesmo que originalmente elas não sejam vistas com majestade. Dr. Peter Gabriel é das poucas pessoas que já conheci com capacidade de refletir para a sociedade itaunense a beleza de qualquer recuperando da APAC, a que nenhum de nós foi capaz de observar. Peter parece ter bebido na fonte de Guimarães: “Os olhos, por enquanto, são a porta do engano [que traem]: duvide dele, dos seus, não de mim”. O homenageado fez questão de imputar à equipe de profissionais que comanda na gestão da APAC, o mérito da honraria. Certamente, o possuem. Mas, lamento discordar gentilmente de Dr. Peter sobre a causa maior que o levou aos aplausos de todas as autoridades e concidadãos: não penso que seu desempenho profissional seja o combustível de seus méritos. Prova disso é a quantidade de profissionais competentes neste mundão que, a despeito de empenho, nunca conseguiram refletir a sutil camada transcendente de valor humano que os rodeia. O senhor, caro presidente, não reflete apenas o futuro que os recuperandos da APAC podem ter. Outros ex-gestores já puderam usar o método APAC para este fim, mas não conseguiram. O senhor, caro presidente Peter, é capaz de refletir a doçura pelo qual toda relação humana tem sede, quando entra na maratona exaustiva das relações institucionais – naturalmente açodadas, estressantes, ansiosas, disputadas. A merecida comenda é consequência de quem Dr. Peter Gabriel Gonçalves Andrade é. E não meramente daquilo que ele fez competentemente como gestor da APAC itaunense. 

O atual diretor do Fórum de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz (juiz da 1ª Vara Criminal do Juri de Execuções) tomou a iniciativa de sugerir o nome do Dr. Peter Gabriel para a homenagem, que agracia apenas um cidadão no período mínimo de dois anos. Recebeu unanimemente o voto favorável do presidente da OAB – Dr. Irineu Carvalho de Macedo Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores – Nesval Gonçalves Júnior, do Prefeito Municipal – Neider Moreira, do Delegado-Chefe da Polícia Civil de Itaúna – Dr. Leonardo Pio e da Promotora de Justiça Maria José de Figueiredo.

A medalha é dada a quem destacadamente contribuiu para o bom andamento da Justiça. Mas é impossível de termos Justiça em bom andamento sob a configuração fria de condenados criminais fadados a números vazios de anos em suas sentenças. Há mais sensibilidade entre o céu da liberdade e a terra da penitência, do que pode imaginar nossa vã apatia. Não é qualquer um que é capaz de pegar na mão de 141 homens e 41 mulheres e os conduzirem, com a ajuda do sistema APAC para a verdadeira liberdade pós-cumprimento de pena. Não é o mero final do período de condenação que oferece liberdade a um ser humano ansioso por se ver refletido num espelho que proporcione uma imagem bonita. Incontáveis são os ex-detentos que vagaram presos a seus erros passados até o último dia de suas vidas.

Há caso de uma funcionária da equipe de Dr. Peter que não apenas perdoou, mas adotou humanamente o assassino de seu filho, após conhecê-lo na APAC. Boa ilustração de resultado prático do reflexo emitido pelo espelho que Peter representa. Não apenas na caminhada junto aos recuperandos. Mas na filosofia que transmite para os liderados de sua equipe. Digo mais: na postura de qualquer interlocutor que tenha a grata oportunidade de interagir com o advogado itaunense.

Leva-se mais do que mera vontade para carregar os méritos personalíssimos que a medalha Desembargador Hélio Costa reconheceu no atual presidente da APAC. Ex-aluno do Ana Cintra, da escola Dr. Augusto Gonçalves e da Escola Estadual de Itaúna, Peter Gabriel tem o estojo completo de ferramentas para polir o reflexo de seu nobre espelho, à moda fidedigna da gente acolhedora, autêntica e humana que o Município de Itaúna coloca neste mundo. Embora à frente da APAC desde setembro de 2020, é justo dizer que as reaproximações familiares de condenados remetem sua gestão a histórias pessoais muito mais antigas. Às vezes nos esquecemos que o objeto refletido em um espelho de qualidade não criou sua imagem apenas naquele momento. Mas no comum correr quotidiano: onde a maioria de nós cede à impaciência, ao amargor momentâneo, ao revide indignado. Mas, também, onde vez por outra, prevalecem intactas a parcimônia, a humanidade, a doçura e a prudência. Verdadeiras razões de competência. Eis o motivo pelo qual Dr. Peter Gabriel Gonçalves Andrade mereceu o reconhecimento da comenda e merece o nosso.