Coluna Chique por MÁRIO DEBIQUE

Jornalista Danieli Du Carmo, assessora de comunicação da empresa Intercast, em pose especialíssima para nossa coluna
Casal espetacular, CONGELA, Manel da Zinha e a queridíssima Rosilane
Família Aziz Saliba, Geovane e este colunista em uma tarde de sábado na residência da ilustre e querida família
Dra. Suzana Bretas e Isabella Marques Gonçalves de Souza no Castelo Medieval de Santa Maria da Feira, em Portugal
O TEMA SUSTENTABILIDADE RETORNA - Nem precisamos falar de COP 30, porque a Coleta Seletiva em Itaúna, realizada pelo SAAE, em parceria com a Prefeitura, é fundamental para a sustentabilidade da nossa cidade. Quem nos dera se cada um fizesse a sua parte, ou melhor, fazendo a separação correta, que é simples, você dá o exemplo e ajuda a COOPERT (Cooperativa de Reciclagem e Trabalho). Desde 2013, fala-se na coleta, mas agir e fazer direitinho não é ainda a maioria da população. As escolas estaduais terão uma semana de debate sobre a temática. Oxalá!
ERA SIGILO, AGORA NÃO MAIS - A coluna da semana não podia deixar de comentar a tensão nos corredores da Câmara Municipal de Itaúna, especialmente após a aceitação da denúncia de cassação contra o Vice-Prefeito Hidelbrando Canabrava (PL). Com 10 votos favoráveis, o bafafá virou notícia oficial, e agora o processo segue para a comissão. O que se ouve nos bastidores é que a pressão é grande, e o clima entre Executivo e Legislativo está em ponto de ebulição. Conversei com a secretária Gláucia e ela disse estar tranquila (sic), pois sabe do caráter do filho. Cidade dividida.
O VALENTÃO SE DEU MAL - Vou misturando um pouco de drama com humor, uma mistura boa sobre os perigos da valentia desnecessária! O caso aconteceu em um bairro conhecido de Itaúna e envolveu um cidadão (vamos chamá-lo de “Seu Valente”) que, ao presenciar uma pequena confusão no trânsito/comércio, decidiu que a lei e a ordem seriam estabelecidas por ele mesmo, sem a ajuda das autoridades. Um ato de valentia que rendeu dor de cabeça, agressão, bate boca e carro arranhado. A lição que fica para todos nós em Itaúna é: valentia e heroísmo são nobres, mas devem ser usados com sabedoria. Em situações de conflito, a primeira atitude é chamar as autoridades competentes (190, 199 ou 153). Deixe a valentia para os profissionais. Aos cidadãos, cabe a prudência.
SIMPATIZANTES DO PREFEITO, NÃO LEIAM - Outro ponto que gerou muita conversa foi a discussão intensa sobre a fiscalização das contas do Executivo e a destinação de recursos. Parece que alguns vereadores estão elevando o tom, cobrando mais transparência, e a palavra “endividamento” tem sido dita em voz alta nas últimas sessões. Leram? Não me xinguem.
OBRA FARAÔNICA - O que está dando o que falar nas rodas que se concentram na praça de manhã e nas filas da lotérica esta semana é o misterioso novo empreendimento que começou a surgir na região central, ali perto da Praça da Matriz. O sigilo é tamanho que nem os mais antenados conseguem arrancar informações dos tapumes! Há quem diga que será uma megaloja de produtos importados, outros especuladores dizem franquias.
MANOEL DA CUSTÓDIA - Um corredor frenético e urbano é a Manoel da Custódia, o fato é que o “burburinho” na cidade só aumenta, e o que mais se ouve é a pergunta: “O que será que os poderosos de Itaúna estão aprontando, e por que tanto segredo?”. Quem passa por lá já observou a quantidade de concessionárias de automotores? Dizem que todas são do mesmo dono. Será? Que dia o véu do mistério vai cair?! Até lá, é só “me falaram”.
FEIRA AGRÍCOLA E FAMILIAR - A Praça Celi, na Avenida Jove Soares, se transformou oficialmente no endereço do sabor e da convivência em Itaúna! Desde sua inauguração, a Feira da Agricultura Familiar tem sido um verdadeiro sucesso social, atraindo moradores de todas as regiões em busca de produtos frescos e de qualidade. Eu fui e gostei bastante. Lembro que. quando o radialista Maurício Aguiar foi vereador, esse projeto era dele.
O PESADELO PRAINHA - A Avenida Jove Soares, um dos principais eixos de Itaúna, mais uma vez, foi palco de cenas de alagamento com as últimas chuvas. O que era para ser um problema sazonal virou uma rotina desgastante, que tem tirado o sono de moradores e, principalmente, de comerciantes da região. A mesma novela, a mesma ladainha. Tá chato ficar falando sobre isso, mas lamento pelos prejuízos e lastimo pela inércia dos que podem fazer e nada fazem. Palanque, puro palanque.
NESTA COLUNA - Reservamos um espaço especial para reconhecer e aplaudir as pessoas que fazem a diferença no nosso dia a dia com um simples gesto: a simpatia. O destaque desta semana vai, sem dúvida, para o nosso querido amigo Manel da Zinha! Seja aonde for que o encontremos em Itaúna, Manoel é a personificação da boa energia e do acolhimento. Sua maneira atenciosa, o sorriso sempre pronto e a cordialidade no trato são um verdadeiro bálsamo para quem tem a sorte de cruzar seu caminho. Particularmente, este colunista tem o prazer de testemunhar essa gentileza sempre que nos encontramos. É um prazer que merece ser registrado e celebrado. Manel, a sua simpatia é um patrimônio de Itaúna!
CONTATO COM A COLUNA 37 999040166 WhatsApp





