PREVENÇÃO - Prefeitura abre comporta de açude do Sumidouro
Uma das medidas preventivas a ser realizada é o esvaziamento da lagoa que se forma no local conhecido como açude do Sumidouro, na parte alta da Avenida Jove Soares, ao lado da sede da Prefeitura. Ali existe uma comporta que serve para equilibrar a vazão do Córrego do Sumidouro. Quando a lagoa está cheia, qualquer volume de água em excesso recebido durante fortes chuvas deve ser despejado na calha do córrego, o que amplia as possibilidades de enchente na Jove Soares. Como prevenção, em período chuvoso, é necessário que a lagoa esteja com seu nível pluviométrico mais baixo na medida em que possa receber grandes volumes de água e, assim, equilibrar a vazão.
E foi o que realizaram os técnicos da Prefeitura e do SAAE abrindo a comporta daquela lagoa, para esvaziar a “caixa de reservação”. Assim, se chover forte na região, a lagoa poderá receber um grande volume de água, que será despejado na calha do córrego de forma a não provocar cheia.
Ainda conforme comunicado da Prefeitura, o mesmo tipo de ação será realizado no Lago do Telmo, localizado no bairro Cerqueira Lima. Com essas ações, vai ser aumentada a capacidade de recepção e contenção das águas que descem das regiões altas do bairro Cerqueira Lima e do Belvedere, conforme explicaram os técnicos. “Essas águas chegam em fortes correntes pela Rua Gioconda Corradi até a Avenida Jove Soares”, completaram. A ação “é importante para diminuir o impacto das enxurradas e reduzir o volume de água que, durante períodos de chuva intensa, chega de diferentes partes da cidade”, concluiu o comunicado.





