1,5 milhão. Gastos “misteriosos”

Edital não estabelece valores e pregão tem denúncia de direcionamento. Publicação oficial da ata ainda não foi feita

1,5 milhão. Gastos “misteriosos”
A Prefeitura já começou a divulgar a realização do evento nas redes sociais e a população já registrou diversas queixas em relação à proibição de entrada de bebidas, deixando dúvidas sobre possíveis privilégios


Neste ano, vai acontecer mais uma edição do Festival de Inverno de Itaúna, e o pregão para a contratação da empresa responsável por realizar o evento já foi realizado. Mas ainda está em completo mistério o valor da festa, quais os shows e, ainda, quem venceu o certame, visto que o pregão foi realizado no dia 7 de julho, sexta-feira, e, uma semana depois, na tarde da sexta-feira, 14, ainda não tinha sido publicada a ata com o resultado da licitação.

A reportagem recebeu denúncias de que o pregão que foi realizado “tem todas as características de favorecimento”, já que foi “presencial”, sendo que poderia ter acontecido on-line. Reclamam ainda os denunciantes que “parece que mais uma vez as mesmas pessoas é que vão fazer a festa, já que as informações são de que apenas três pessoas participaram do processo”. Porém não é possível confirmar nem mesmo a participação, pois uma semana após a realização do processo licitatório, a ata ainda não havia sido publicada no local próprio, no site da Prefeitura.

Assessoria já divulga a festa

E para aumentar os mistérios em torno da festa, faltam 13 dias para o início, que deve ser no dia 28 de julho, e apenas no site da Prefeitura é que está sendo divulgado. Esta divulgação informa que o Festival vai acontecer nos dias 28 a 30, com entrada gratuita. Nem mesmo o local, que será o Boulevard Lago Sul, como da primeira edição, conta na divulgação da Prefeitura. Nos comentários, por sua vez, várias pessoas reclamam o fato de não poder entrar no local da festa levando bebida ou comida, que deve ser adquirida na praça de alimentação a ser montada na estrutura.

Inclusive no edital do pregão estão estabelecidos preços máximos para a venda de cerveja, água e refrigerante, que vão de R$ 4 (água) a R$ 10, a lata de cerveja de 473ml. Também existem muitos pedidos nos comentários da divulgação com indicação de shows. No edital são propostos nomes como Jota Quest, Cidade Negra, Pato Fu, Lô Borges, Rádio Táxi e outros. Na primeira edição os shows foram de Tianastácia, Biquini Cavadão e outros menos destacados na mídia.

Estrutura deve ser a mesma da edição anterior

Pelo edital e seu respectivo “termo de referência”, a estrutura a ser montada e até a maneira de funcionar, com controle de acesso – apesar de não ser cobrado ingresso – e outros detalhes parece ser a mesma da edição anterior. A empresa contratada montará a estrutura, fará a divulgação, venderá espaços e comercializará produtos e a Prefeitura, pagará a conta.