Vereador multiplica por 10 o valor das multas

Apesar da crítica ao erro de cálculo, a denúncia quanto à “indústria da multa” é válida

Vereador multiplica por 10 o valor das multas
Foto: Reprodução/Vídeo postado nas redes sociais


O experiente vereador Antônio de Miranda fez críticas ao que vem sendo chamado de “indústria das multas” da Prefeitura de Itaúna, com a instalação de equipamentos de registro de infrações na cidade. Porém, ao fazer os cálculos do valor arrecadado pela Prefeitura, ele se confundiu e fez a soma errada, encontrando um valor multiplicado por dez do que seria o valor real arrecadado pela Prefeitura, que beira um milhão de reais.

Na crítica de Tõezinho, ele fala em arrecadação de R$ 7.150.000,00, afirmando que esses “mais de sete milhões” seriam “muito dinheiro” arrecadado. Realmente ocorreu aí um erro desproporcional aos valores, mas a questão central não seria o montante, mas a motivação que levou o Município a instalar os equipamentos, como afirmado por críticos em matéria desta página, em um trecho apenas da cidade – privilegiando uma outra parte dos cidadãos? – e sem que nenhuma campanha efetiva de educação no trânsito tenha sido realizada. 

O problema, apontam os cidadãos, nem é só o valor arrecadado, que, mesmo sendo um décimo do que afirmou o vereador, é considerável, beirando um milhão de reais em dinheiro extra nos cofres públicos. Mas a necessidade de se implantar um programa de conscientização, de educação no trânsito, e não só aplicar o argumento punitivo. Mas o fato é que a crítica do vereador virou meme e tem sido replicado por toda a cidade...