SEGURANÇA PÚBLICA - Entidades empresariais visitam obras do novo presídio
Em tour guiado, representantes, autoridades e lideranças conheceram as dependências da unidade prisional

Na quarta-feira, 27, acompanhados de autoridades e lideranças do município, dirigentes das entidades empresariais visitaram as obras do novo presídio construído em Itaúna. O complexo, com 3.597,70m² de construção, em área de 30 mil metros, já está concluído, dependendo apenas da resolução de ajustes operacionais relacionados à rede de esgoto para ser inaugurado. A obra teve custo estimado em mais de R$ 27 milhões e, dentre os equipamentos, está uma Estação de Tratamento de Esgoto com área de 1.105,00 m². A unidade, instalada às margens da MG-050, sentido Itaúna-Divinópolis, tem capacidade para abrigar 306 detentos.
A visita, em caráter técnico institucional, contou com a presença do presidente em exercício da CDL Itaúna, Afonso Henrique; do diretor da entidade, André Rabelo; e do assessor jurídico da ACE, CDL, Sindimei e Sindicomércio de Itaúna, que também é vice-presidente da OAB Itaúna, Tiago Antunes. Com eles, vários representantes de entidades de Itaúna, como o presidente da APAC, advogado Peter Gabriel, puderam conhecer as dependências e avaliar as condições do local que vai abrigar os detentos de Itaúna, hoje aglomerados na Cadeia Pública instalada na Rua Santana.
Na visita, foi destaca a importância estratégica do novo presídio para Itaúna, que tem na segurança pública um dos principais problemas a serem resolvidos. Segundo avaliações, caso não houvesse a construção da nova unidade, o atual estabelecimento prisional de Itaúna estaria sujeito a pedido de interdição em razão de sua condição precária. Para os representantes das entidades, “a visita reforçou o compromisso institucional com a segurança, a cidadania e a valorização da comunidade itaunense”.