Prefeitura anuncia início do desassoreamento do Rio São João
Obra é preventiva, preparando para enfrentar o período chuvoso, que começa em breve e pode causar alagamentos

Na próxima semana, já estaremos no mês de setembro e, com isso, as expectativas para o início do período chuvoso no município. As chuvas mais fortes ocorrem, normalmente, entre novembro e fevereiro, por isso a Prefeitura já começou a atuar preventivamente para enfrentar esse período, quando ocorrem enchentes e alagamentos nas áreas urbana e rural do município. Diversas ações já estão programadas e a primeira delas começou nos últimos dias, que é o desassoreamento do Rio São João.
Com o trabalho, o leito do rio está sendo desobstruído, para que as águas possam fluir normalmente, sem causar inundações. Conforme divulgação da Prefeitura, “todo o trabalho está sendo realizado com as devidas autorizações ambientais, e o mais importante: com o máximo de cuidado, sem cortes de árvores e sem causar danos a canos ou tubulações”.
Durante a semana, o prefeito Gustavo Mitre e o vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Hidelbrando Neto, visitaram um local de realização das obras, acompanhados do secretário de Infraestrutura, Alexandro Moks, e técnicos do setor. Conforme o prefeito, as obras são preventivas e visam garantir o enfrentamento do período chuvoso, com o mínimo de contratempo possível para a população. Disse ainda que, dentro do planejamento a ser executado, outras ações serão iniciadas nas próximas semanas.
Medidas começaram com início do mandato
Logo que assumiu a Prefeitura de Itaúna, Gustavo Mitre deu início com a sua equipe, em obras de prevenção às enchentes, como a limpeza do açude no Nogueirinha/Boulevard e outras medidas. Assim, em 2025, no período chuvoso, felizmente Itaúna não sofreu com enchentes e alagamentos como em períodos passados. E este ano, conforme a administração, ações simples de prevenção às enchentes já estão sendo tomadas, além desta obra de desassoreamento do rio.
Limpezas de bueiros, desobstrução de canais de escoamento e pequenas obras que visam a eliminação de riscos de alagamentos e enchentes vem sendo feitas. “Nós vamos atuar com essas medidas agora, para que futuramente possamos realizar obras de maior alcance, para que as enchentes possam ser evitadas. O desassoreamento do leito do rio é muito importante para que tenhamos um período chuvoso mais tranquilo para os itaunenses, especialmente para aqueles que vivem mais próximos do leito do rio”, disse o vice-prefeito, Hidelbrando Neto, ao falar sobre o trabalho que vem sendo realizado.