CONTRA A DENGUE - Vacina Qdenga reduziu 67,5% as hospitalizações em adolescentes
Pesquisa realizada pela Fiocruz e UFMS mostrou eficácia de imunização e necessidade de complementar o esquema vacinal com duas doses

Conforme pesquisa realizada pela Fiocruz e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a vacina contra dengue TAK-003, conhecida como Qdenga, reduziu em até 67,5% as hospitalizações em adolescentes de 10 a 14 anos.
A vacina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 4 a 60 anos, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atualmente tem sua aplicação focada em adolescentes entre a idade de 10 a 14 anos, em locais específicos.
Os resultados apontaram que uma única dose da vacina oferece aproximadamente 50% de proteção contra casos sintomáticos e 67,5% de eficácia na prevenção de hospitalizações decorrentes da doença. A pesquisa também observou que a eficácia da primeira dose diminui após 90 dias, reforçando a necessidade de complementar o esquema vacinal com duas doses.
A pesquisa, realizada no Brasil durante a epidemia de dengue de 2024, que vitimou mais de seis mil pessoas, foi publicada em 19 de agosto na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Conforme divulgado, o estudo utilizou o método “teste-negativo”, que cruzou dados da vigilância epidemiológica com registros de vacinação. Além disso, confirmou que a vacina é eficaz contra os sorotipos 1 — o mais comum — e 2, que tende a ser mais grave, do vírus da dengue.