Escolas recebem apoio do SAAE para Desfile da Independência

Escolas recebem apoio do SAAE para Desfile da Independência
Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna

Duas escolas municipais de Itaúna tiveram o pedido de apadrinhamento para a participação no Desfile de 7 de Setembro (Desfile da Independência) acolhidos pelo SAAE: E. M. Profa. Celuta das Neves e E.M. Dr. Lincoln Nogueira Machado. A “Dr. Lincoln” recebe alunos do primeiro ao quinto ano e fica localizada no Bairro de Lourdes. Já a escola “Profa. Celuta das Neves” comporta alunos do 6º ao 9º anos e está localizada no Bairro Santo Antônio. Como a primeira já havia participado dos eventos no SAAE, a E.M. Profa. Celuta das Neves foi recebida na autarquia nos dias 20 e 22 de agosto, para um ciclo de palestras organizado pela Gerência de Resíduos Sólidos do SAAE.

Conforme a divulgação do SAAE, “as palestras ficaram a cargo de Gil César (gerente de Resíduos Sólidos) e Marcos Paulo Cortês (chefe de serviços de Coleta), cujo tema foi ‘Reciclar para não faltar: A Coleta Seletiva em Itaúna’”. A equipe do SAAE, além dos palestrantes, contou também com as presenças de Liliane Queiroz (gerente superior da ETA), Lenice Guimarães (gerente superior de Resíduos) e Danilo Lopes (Assessoria de Comunicação). No total, aconteceram oito palestras para alunos do 6º ao 9º ano, sensibilizando cerca de 320 alunos.

A coordenação, por parte da Escola Municipal Profa. Celuta das Neves ficou com o diretor Vito Augusto Couto, pedagogas Vanda Glória de Andrade e Marci Gonçalves Campos, além de apoio das professoras das turmas participantes. Ao final dos eventos, sob a coordenação de Marcos Paulo e Danilo Lopes, foi realizada uma dinâmica com os alunos, que, após receberem fichas simbolizando vários tipos de resíduos (plástico, vidro, papel etc.), eram convidados a colocá-las nas devidas “minilixeiras”. A atividade se tornou uma verdadeira gincana, alegrando a todos os presentes.

O diretor-geral do SAAE de Itaúna, Nilzon Borges, falou sobre o evento: “Este trabalho educacional realizado pela Gerência Superior de Resíduos Sólidos, em parceria com as escolas, é muito importante porque alia a participação dos alunos ao sentimento de cidadania e respeito ao meio ambiente. Ao mesmo tempo em que se busca educar as crianças para a importância da correta destinação de lixo e resíduos, objetiva também que elas exerçam cidadania, com participação destacada no desfile de 7 de setembro”, afirmou.