Secretário vai à Câmara e esclarece questões sobre o setor em Itaúna

Joe mostrou andamento dos trabalhos da pasta que dirige, fez um resumo das atividades e falou sobre a construção de prédio anexo ao Espaço Cultural “Adelino Quadros”

Secretário vai à Câmara e esclarece questões sobre o setor em Itaúna
Foto: Reprodução/Youtube/CMI


O secretário de Cultura de Itaúna, Ilimane Lopes, o Joe, compareceu à reunião da Câmara na quarta-feira, 8, para falar sobre as questões relacionadas ao setor de cultura da administração, que tem recebido críticas, especialmente em relação à biblioteca municipal e ao museu e seu acervo. Joe iniciou sua fala abordando a questão da biblioteca municipal, que foi alvo de denúncia recente, feita pela vereadora Márcia Cristina, relativa a possível abandono e destruição do acervo.

O secretário iniciou sua fala informando que a restauração do Museu “Francisco Manoel Franco” e a revitalização da Praça João Pessoa (Praça da Estação) e da Biblioteca Pública Municipal “Eng. Osmário Soares Nogueira” já haviam sido planejadas antes mesmo de ele assumir a então Gerência de Cultura, em 2018. Conforme disse, o projeto já existia, produzido a partir de coordenação do então gerente, Sérgio Machado, como disse. E completou que “cabia a mim dar prosseguimento ao que já vinha sendo feito”. Assim explicou a implantação de um café no museu e de toda a obra de modificação do local.

Acrescentou que o planejamento prevê três etapas, que são a restauração do museu, que já foi realizada; a revitalização da Praça da Estação, também já efetivada; e agora a reforma da biblioteca que, segundo ele, tem enfrentado sérios problemas com a empresa contratada para a obra. Afirmou, inclusive, que a ação da vereadora Márcia Cristina em relação aos problemas na biblioteca foi muito importante, “até para fortalecer as ações que vimos realizando ante os descumprimentos de prazos e outras questões, por parte da empresa que venceu a licitação para realizar a obra”.

Contratação de plano museológico e presépio

Sobre as intervenões realizadas no Museu Municipal, Joe explicou que uma das suas primeiras ações foi a contratação de uma empresa especializada em museologia – que é a ciência responsável pela coleta, organização e conservação de peças de valor artístico, cultural, científico ou histórico – para elaborar um plano museológico para Itaúna, que custou, à época, R$ 55 mil. Foi a partir deste estudo que se fez a restauração do museu, conforme o projeto que já estava em andamento quando ele, Joe, assumiu o setor.

Explicou ainda que as peças do acervo do museu foram guardadas e as que necessitam estão sendo restauradas aos poucos, como o caso das imagens sacras, que, inclusive, foram mostradas em vídeo na sua apresentação em exposição que estaria ocorrendo no museu. O mesmo está sendo feito, por exemplo, com o acervo histórico do congado, e de outros setores, segundo o secretário.

Especificamente em relação ao presépio doado ao município pela família de Humberto Salera, Joe deu explicações específicas. Disse que, após terem sido expostas a abandono, que ele aponta ter ocorrido em gestões anteriores, antes de ele assumir o setor, das pouco mais de cinquenta peças, restaram 17. Disse que, assim que assumiu a então Gerência de Cultura, foi procurado pela Elizabete Salera, que propôs que a família faria o restauro do presépio e que este ficaria exposto em um espaço próprio daquela família. Porém, devido a questões familiares, o projeto não foi à frente e o acervo foi devolvido ao Município.

Em seguida, foi realizado levantamento sobre todas as possibilidades de restauro e obteve-se a informação de que não é possível esse trabalho, até por falta de registros catalográficos, e que o trabalho a ser feito é de reconstrução do presépio. Assim o presépio está sendo tratado na Secretaria de Cultura, sob a possibilidade de reconstrução e não mais de restauro.

Biblioteca será reinaugurada dia 7 de dezembro

Abordando especificamente a questão da biblioteca municipal, disse o secretário que encontrou aquele prédio com muitos problemas quando assumiu o setor. Informou que teve ocasião em que havia 18 baldes “aparando goteiras” no interior da biblioteca e que, “por mais de um ano, o telhado ficou coberto com uma lona”. Reafirmou a questão de que tem enfrentado muitos problemas com a empresa contratada para a reforma do prédio e contou que o acervo da biblioteca está guardado na Secretaria, inclusive, tendo ficado alguns dias em um camarim, de onde já foi retirado e levado para local apropriado.

Informou que os casos registrados de danos no acervo e no prédio da biblioteca estão sendo conferidos e deverão ser corrigidos. Foram danificadas 60 unidades de livros, de um total de 25 mil, do acervo. Também foram encontradas “ranhuras” na fachada e problemas nas janelas do prédio. Joe afirmou que todos esses reparos devem ser feitos pela empresa, sem nenhum custo para o Município, inclusive nos livros danificados.

Papai Noel vai chegar de trem na Praça da Estação

O secretário aproveitou a sua participação na reunião da Câmara para convidar os vereadores, imprensa e população para a reinauguração da biblioteca, agendada para o dia 7 de dezembro. “Estamos apertados, correndo, mas vamos conseguir”, disse o secretário. E adiantou que vai ser realizado um trabalho junto à AILE – Academia Itaunense de Letras, após entendimentos com a escritora itaunense Maria Lúcia Mendes, para a inserção da Academia na biblioteca, visando ampliar o engajamento da comunidade ao espaço. O acervo, que está guardado, será reinserido na biblioteca no próximo dia 30, disse Joe.

E anunciou que na reinauguração da biblioteca será realizado um evento, inclusive, com a participação da VLI. “Uma locomotiva, toda iluminada vai trazer o Papai Noel de trem para Itaúna. Ele será recebido na Praça da Estação, em uma bonita festa que estamos organizando para os itaunenses”, antecipou Ilimane Lopes (Joe).

Projeto de prédio anexo ao Espaço Cultural

Ainda na sua fala, o secretário abordou ações da Secretaria de Cultura, sempre agradecendo a “oportunidade de abordar nosso trabalho”. Falou do aumento do coeficiente de Itaúna no ICMS Cultural, de 4.5 para os atuais 17. Abordou ainda o trabalho realizado na área do turismo, quando foi criado o Circuito Religioso, que mapeia todas as igrejas existentes no município, de todas as crenças, e elabora um mapa inteligente de visitação a estes pontos, criando assim o Circuito Religioso. Falou também da inclusão de Itaúna no Circuito Trilha dos Bandeirantes e sobre a casa na Rua Getúlio Vargas, onde funciona o Centro da Juventude e outras atividades da área da cultura. Abordou ainda o trabalho que é realizado no NAC Curumim, com oficinas culturais e diversas outras atividades da área.

Terminou abordando o projeto de construção de um anexo ao Espaço Cultural “Adelino Pereira Quadros”, que levará o nome de Centro Cultural “Antônio do Bá”, em prédio a ser erguido onde hoje funciona um palco ao ar livre e um estacionamento. E também sobre o planejamento financeiro da área da cultura para os anos de 2024 e 2025, quando outra administração estará à frente da Prefeitura de Itaúna. Após a sua exposição, respondeu questionamentos de vereadores e explicou detalhes sobre as informações repassadas.