SAAE instala contêineres para coleta do lixo
Inicialmente, serão instalados 20 equipamentos para resíduos

Além do abastecimento de água e o manejo dos esgotos sanitários, o SAAE de Itaúna tem outras atribuições no processo geral de serviços sanitários públicos do município. Dessa forma, cabe à autarquia o gerenciamento dos resíduos sólidos (coleta do lixo seco e molhado, a disposição final em aterro sanitário e o monitoramento) e a varrição de logradouros públicos. Para dar mais qualidade à limpeza pública da cidade, na coleta do lixo molhado e da varrição das ruas do município, o SAAE acordou com a empresa responsável pelo serviço a obrigação de colocar em Itaúna caminhões mais novos para a coleta do lixo e a instalação de contêineres no centro da cidade.
Assim, a frota é composta por 6 caminhões compactadores de recolhimento do lixo urbano (2 dos quais adaptados para coleta mecanizada). Em termos de modernização dos serviços, destaca-se, em caráter experimental, a “coleta conteinerizada”. Depois de muito tempo sem modernizar o serviço, esse modelo conta com contêineres, que são equipamentos auxiliares da limpeza pública. Experimentalmente, serão 20 unidades, todos novos, com capacidade de armazenamento de 1.000 litros de lixo, instalados na área central de Itaúna.
De acordo com o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, “a coleta conteinerizada melhora as condições de armazenamento do lixo para que não haja espalhamento, além de garantir a eficiência e a salubridade, já que os coletores deixam de manusear o lixo para lançá-lo no caminhão compactador, que revira o container mecanicamente”.
Varrição ampliada apresenta resultados positivos
O serviço de varrição das principais ruas de Itaúna, desde junho de 2025, também é de responsabilidade do SAAE e está alocado no contrato com a Quantum. Com o aumento de servidores, que passou de 23 para 50 varredores, os números são os melhores dos últimos anos.
A melhoria no asseio da cidade é visível não só nas ruas, como também nos números. No primeiro mês de medição, comparado ao contrato antigo, a quantidade de resíduos de varrição entregue no aterro sanitário foi de 26,15 toneladas, equivalente a um incremento de 50% em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Para o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, nesta nova administração, a autarquia tem feito esforços contínuos de melhoria na qualidade e agilidade dos serviços prestados à comunidade itaunense.
“Estamos trabalhando para a melhoria constante nos serviços de coleta, tratamento e distribuição de água, na coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário, bem como nos serviços de varrição, coleta dos lixos seco e molhado e a correta destinação deles. A equipe está empenhada em atender ao cidadão itaunense com serviços de qualidade, com seriedade e respeito”, realçou Borges.