Rosse Andrade vai à Câmara falar sobre medidas necessárias e as já adotadas

O secretário atendeu à convocação feita pelos vereadores e citou obras já iniciadas e outras que são necessárias para enfrentar os problemas do período chuvoso

Rosse Andrade vai à Câmara falar sobre medidas necessárias e as já adotadas
Foto: Divulgação/FOLHA


Atendendo a convocação dos vereadores itaunenses, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade, compareceu à Câmara na terça-feira, dia 28. Ele estava acompanhado de assessores de sua pasta, dentre eles, Cícero Tavares, Anna Corradi e Gláucio Martins. Também compareceram o responsável pela Defesa Civil de Itaúna, Fábio Menezes, acompanhado de Moacir Herculano. Na reunião o secretário e sua assessoria apresentaram obras já realizadas pela Prefeitura no combate e solução de problemas das enchentes e alagamentos que ocorrem com as chuvas e apontaram algumas necessidades a serem solucionadas.

Foram destacadas obras como a de desobstrução e ampliação de bocas de lobo e redes de captação pluvial nos bairros Olímpio Moreira, na Avenida São João, Lourdes, Nova Vila Mozart, Sion e diversos outros bairros. Também foram apresentadas as obras de duplicação de pontes, como é o caso da ponte da Bagaginha, na comunidade rural de São José de Pedras e a ponte sobre o Rio São João, na Avenida Santana. Outras obras citadas foram a colocação de aduelas no córrego do Fundão e no córrego que corta a Avenida Manuel da Custódia, próximo da antiga Hits. Também foi citada a obra realizada na Rua Ana de Faria Dornas, no bairro Santa Edwiges.

Rosse Andrade explicou ainda que será necessário ampliar o lago no Parque “Cordovil Fonseca”, no Cerqueira Lima. Disse ainda que é preciso construir outros espaços para a recepção de águas pluviais, em vários pontos da cidade, citando as imediações da Avenida Jove Soares, que recebe as águas do Córrego Sumidouro, sendo necessária a construção de cacimbas em alguns pontos da região. Rosse lembrou, inclusive, que esteve na cidade paulista de Limeira, onde conheceu projetos nesse sentido que podem ser aplicados em Itaúna.

Gláucio Martins falou do projeto para a Jove Soares

Um dos pontos centrais da exposição da equipe da Secretaria de Infraestrutura foi, sem dúvida, a fala do engenheiro da Prefeitura Gláucio Martins sobre o projeto existente para aumentar a vazão de captação das águas de chuva na Avenida Jove Soares, no Córrego do Sumidouro, que é canalizado naquela avenida. Conforme a fala do engenheiro, o principal trecho a ser trabalhado é na parte final do canal da Jove Soares, a partir da Rua Manoel Correa. Segundo o servidor da Prefeitura, hoje o canal naquele local tem a largura de 1,33 metro, com altura de 3,20 metros, em formato trapezoidal (mais largo em cima e fino embaixo) de aproximadamente 6 m² de vazão. 

Para o engenheiro Gláucio Martins, é necessário que a vazão seja ampliada naquele local de 6m² para 15m², ampliando em uma vez e meia a atual capacidade de vazão na parte final da avenida. Com isso, segundo o servidor, a água não se acumula naquele ponto, provocando alagamentos como o observado recentemente. Além dessa obra, outras ao longo do canal são necessárias, como lagoas de contenção em pontos estratégicos. O projeto foi bastante debatido e, na opinião da maioria presente à Câmara, as obras não serão realizadas neste mandato, até por causa da postura do prefeito que já informou que seriam necessários R$ 80 milhões para realizá-las. Assim, espera-se que algumas medidas emergenciais sejam adotadas e que a grande obra que é necessária, fique para ser realizada em uma próxima administração.