Aplicação da vacina contra a covid-19 no país completa 5 anos

Vacinação de rotina contempla crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes

Aplicação da vacina contra a covid-19 no país completa 5 anos
A técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Minas Gerais - Pedro Gontijo / Imprensa MG

Há cinco anos, o Brasil iniciava a maior operação de vacinação de sua história: a campanha contra a covid-19. Desde então, Minas Gerais já ultrapassou a marca de 53 milhões de doses aplicadas, resultado de um esforço coletivo iniciado em janeiro de 2021 e que foi decisivo para a redução de casos graves, internações e óbitos provocados pela doença. A vacinação também representou a retomada da segurança e da esperança para a população mineira.

Ao longo desses cinco anos, a imunização se consolidou como a principal estratégia de enfrentamento à covid-19. Atualmente, a vacina integra o calendário de vacinação de rotina em todo o estado e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação de rotina contempla crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, em qualquer período da gestação. Já na estratégia especial, a imunização é indicada para pessoas imunocomprometidas, populações indígena, ribeirinha e quilombola, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, com deficiência permanente, além de pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus respectivos trabalhadores.

Atualmente, o SUS disponibiliza três vacinas contra a covid-19: duas de tecnologia RNA mensageiro, produzidas pelos laboratórios Pfizer e Moderna, e uma de proteína recombinante, fabricada pelo Serum Institute of India.