CARNAVAL 2023 - Empresas de Divinópolis e Pará de Minas vão fazer a festa em Itaúna

Chamamento público teve a empresa MF Eventos como única participante e parte da estrutura será terceirizada para empresa paraminense. Comerciantes itaunenses podem ocupar 40% das barracas e food trucks

CARNAVAL 2023 - Empresas de Divinópolis e Pará de Minas vão fazer a festa em Itaúna
O secretário de Cultura foi sabatinado pelos vereadores na terça-feira. Ele garantiu que Itaúna vai ter o melhor carnaval do Estado/Foto: Reprodução/Youtube/CMI


O processo de chamamento público para a concessão da estrutura do Carnavaliza 2023, na chamada “praça de alimentação”, foi concluído e a empresa MF Eventos, de Divinópolis, foi a única participante e, portanto, a vencedora. Uma outra empresa, conforme a ata do processo, compareceu, mas seu representante chegou atrasado e não pôde participar. A reportagem da FOLHA teve informações ainda que a MF Eventos, que tem participado de licitações em Itaúna, sendo responsável pelo aluguel de banheiros químicos e gradis de segurança ao Município, deve terceirizar parte da estrutura a uma segunda empresa, esta com sede em Pará de Minas, para em dupla, montar a estrutura necessária.

Conforme a FOLHA publicou na edição passada, ao longo do circuito oficial do Carnavaliza 2023, a ser instalado no Boulevard Lago Sul, serão montadas 40 barracas para venda de alimentos e produtos alusivos à festa, e mais 40 food trucks (caminhões de alimentos), que são os trailers para venda de comida e bebida, já comuns nos eventos da Prefeitura. Deste total, 40% deverão ser destinados a comerciantes de Itaúna. Assim, 16 barracas e 16 foods trucks poderão ser instalados no circuito, por comerciantes itaunenses. Não é tratado no projeto a questão dos ambulantes, que não devem ser permitidos ao longo do circuito, inicialmente.

Conforme o secretário de Cultura, Ilimane Lopes, o Joe, afirmou na Câmara, estava aberto credenciamento para ambulantes, respondendo pergunta do vereador Da Lua. Na página da Prefeitura o edital de credenciamento para ambulantes, aberto até o dia 8, quarta-feira, é específico para o horário das matinês (12 às 18h), e para os produtos: “pipoca, brinquedos avulsos, balões e algodão-doce”, o que exclui, por exemplo, água, refrigerante e cerveja.

A empresa vencedora do processo deverá oferecer a seguinte contrapartida para explorar a “praça de alimentação”, conforme o edital do chamamento público: 500 metros quadrados de lona com acabamento em ilhós, conforme artes fornecidas pela Prefeitura; o pessoal e o material elétrico para a instalação da rede de fornecimento de energia; iluminação cênica do circuito, exceto o palco.

Secretário foca segurança e conforto dos foliões

Na sua fala na Câmara, o secretário de Cultura esclareceu detalhes do projeto de realização do Carnavaliza 2023, informando que o custo deve girar em toro de R$ 1,5 milhão. Também ficou esclarecido que a verba para a festa virá do Fundo Municipal de Cultura. Sobre o aumento das despesas com a realização da festa no Boulevard, afirmou que “só vai aumentar o que aumenta na estrutura, no mais é espelhado no custo que seria na Jove Soares”. Para exemplificar ele disse que se na Jove Soares eram previstas 68 cabines de banheiro químico, no Boulevard serão 120 cabines, quase dobrando o quantitativo. Lembrando que esses banheiros são alugados à MF Eventos, conforme licitação anterior.

Em resumo, o secretário falou de todas as vantagens com a realização do carnaval no Boulevard Lago Sul e ficou no aumento da segurança e do conforto aos foliões e às pessoas que vão trabalhar no evento. Inclusive destacou a questão de que o projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.

Pau de Gaiola vai para o Boulevard, mas foliões ficam na Lagoinha

A última informação apurada pela reportagem da FOLHA é que, oficialmente, o desfile do bloco Pau de Gaiola será mesmo no Boulevard. Mas os foliões que acompanham o bloco há dezenas de anos, ficarão na Lagoinha. E já teria até uma banda contratada para tocar na Praça da Lagoinha, durante o dia. Afirmam esses foliões que “o bloco vai, mas o carnaval, fica!” E pedem que, quem for para a Praça da Lagoinha, “vá fantasiado e ajude a manter a ordem”.