Grupo Cedro vai construir ferrovia ligando Itaúna a portos do Rio e São Paulo

Projeto do grupo, no valor de R$ 1,8 bilhão já está na ANTT e ligará Itaúna e São Joaquim de Bicas à malha da MRS Logística, que dá acesso aos principais portos do Brasil.

Grupo Cedro vai construir ferrovia ligando Itaúna a portos do Rio e São Paulo
Banco de Imagens MRS/NG1 - Andaime MG


O mês de outubro começa com uma excelente notícia para Itaúna: a informação de que o Grupo Cedro Participações, por meio do seu setor de mineração pretende construir a primeira ferrovia de curta distância no Brasil.

Conhecida nos Estados Unidos como short line (linha curta), a linha férrea projetada liga os municípios de Itaúna e São Joaquim de Bicas, à malha ferroviária da MRS Logística, que integra a região Sudeste, dando acesso aos principais portos do País.

A ferrovia terá 32,4 km de extensão, com investimento inicial de R$ 1,8 bilhão, isso sem incluir os investimentos a serem feitos em locomotivas e vagões.

Para o setor da mineração o investimento vai permitir a redução de CO2, com a substituição de cerca de 2,5 mil carretas que transitam pelas estradas da região, no transporte de minério de ferro para o setor guseiro, de grande importância para a região.

Integração importante para o município e região

Itaúna já é atendida pela malha ferroviária da FCA – Ferrovia Centro-Atlântica, que é administrada pela VLI. Esta ferrovia liga o município à malha viária das mais importantes do Brasil, que interliga os estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Sergipe e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Com a proposta da ferrovia de curta distância, que está projetada pelo Grupo Cedro, que é mineiro, Itaúna também estará ligada a outra ferrovia de grande importância para o País, que é administrada pela MRS Logística.

A MRS (Malha Regional Sudeste) dá acesso aos principais portos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda conforme apurou a reportagem da FOLHA, o projeto da ferrovia está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Assim que for aprovado na ANTT, devem ser iniciados os processos para a construção e, consequentemente as obras. Ainda não existem informações sobre o traçado da nova ferrovia.