'Dezembro Vermelho' mês de conscientização, prevenção e combate ao HIV e AIDS
O mês de dezembro é marcado pela Campanha Nacional de Conscientização sobre o HIV e a Aids. Em Itaúna neste mês é realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, uma campanha que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento. A mensagem é clara: todas as pessoas são vulneráveis ao vírus, e a informação continua sendo a ferramenta vital para a proteção da vida.
É comum haver confusão, entre HIV e Aids, mas, não são a mesma coisa, HIV é o vírus da imunodeficiência humana, enquanto a Aids é a condição que se desenvolve quando a infecção pelo HIV não recebe o tratamento adequado.
Graças aos avanços da medicina, quem vive com HIV e segue corretamente tratamento oferecido, pode ter uma vida normal e saudável, sem desenvolver a doença. A prevenção, vai além do uso de preservativos, inclui a realização periódica de testes para o diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde em geral.
Combater o estigma e o preconceito é fundamental. O tabu que envolve a tema, afasta as pessoas do cuidado, diagnóstico e tratamento. Já o acolhimento, aproxima, humaniza e incentiva a busca para tratamento necessário.
Em Itaúna o atendimento e o tratamento são oferecidos gratuitamente em vários locais como Postos de Saúde, entre outros. Veja os principais locais:
Local: SAE – HIV e Hepatites, localizado no CEMO - Centro de especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovidio Nogueira Machado, localizado na avenida Manoel da Custódia, 1111, no bairro Morada Nova.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07 às 16h00;
Farmácia Popular: funciona de segunda a sexta, das 7 às 10h30;
Testes rápidos e seguros: estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município.
Informações no (37)3249-9800.







