COMEMORAÇÃO - SAAE completa 60 anos

Autarquia é responsável pelo abastecimento de água, coleta de esgoto e destinação de resíduos de mais de 100 mil pessoas

COMEMORAÇÃO - SAAE completa 60 anos
Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna

No dia 2 de dezembro de 1964 foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Itaúna, pela Lei de número 722. Três anos após, no dia 29 de agosto de 1967, a instituição foi declarada de utilidade pública pelo Decreto 158. A autarquia é regida por um Comitê Técnico e Administrativo e comandada por um diretor-geral, de livre nomeação e exoneração pelo prefeito de Itaúna, desde a sua municipalização, em 1989. Conforme relato encaminhado à FOLHA pela assessoria do SAAE, “com certeza, os anos iniciais não foram fáceis, e sim de muito trabalho, dedicação e desafios! Trazer água da barragem até Itaúna? Questionariam alguns... É ideia de louco, diriam outros... Porém desafios e problemas existem para serem enfrentados e solucionados. E assim o foram!!!”.

A história do SAAE de Itaúna tem sido, ao longo dos anos, uma maratona de desafios a serem vencidos. Começa com a sua criação, um empreendimento de grande envergadura para a época. Depois, em 1989, veio a sua municipalização, quando o município assumiu a sua gestão, então entregue à Fundação SESP, órgão do Governo Federal. Depois, veio o desafio com a construção e colocação em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, que marca a gestão da autarquia na fase de tratamento esgoto sanitário de Itaúna. Em seguida e paralelamente, o SAAE assumiu o serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos, sendo, sem dúvida, um dos primeiros órgãos de saneamento básico do estado de Minas Gerais, senão do País, a manter a gestão dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos. 

Um pouco da história

O primeiro sistema de abastecimento de água da cidade de Itaúna data do ano de 1.925. Era constituído de uma precária adutora, construída em madeira, que, depois de algum tempo, foi substituída por uma tubulação de ferro galvanizado, que atendia apenas a um pequeno reservatório de água, localizado no centro da cidade.

Dessa forma, todo o sistema de abastecimento da época era composto por apenas uma adutora, com capacidade de 02 l/s, e um pequeno reservatório de 250 m³. A partir de 1.949, a cidade passou a contar com água de 4 poços profundos de 50 m, que, juntos, produziam 11 l/s ou o equivalente a 40.000 litros/hora. No fim dos anos 50, deu-se início à construção de 2 reservatórios de 1.200 m³ nos bairros Graças e Piedade, abastecidos através de 5 poços profundos, sendo estes desativados em 1956, quando a captação de água, passou a ser feita diretamente por uma adutora de alvenaria, construída a partir da primeira Barragem do Rio São João, hoje conhecida como “Barragem Velha”.

Depois, vieram os avanços, como a construção de uma nova adutora, os ramais de distribuição e os reservatórios. Também foram realizadas inúmeras obras de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Água - ETA, construída no Bairro de Lourdes, com capacidade de tratamento de 320 l/s. Hoje, o SAAE atende a cerca de 40 mil ligações de água. A ETE tem capacidade estimada de tratamento de 400L/s litros de efluentes por segundo. E a coleta e destinação de resíduos recolhe, mensalmente, cerca de 1,5 mil toneladas de resíduos.

Parabéns!

O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, falou sobre a data, quando afirmou que, “hoje, o SAAE completa 61 anos de sua brilhante história. Foram muitas mãos que se uniram no objetivo de fazer a captação de água na Barragem Velha, trazê-la até a cidade, tratá-la e distribuí-la aos cidadãos itaunenses. Ao reverenciar os pioneiros nesse trabalho, saudamos o presente do SAAE e descortinamos o seu futuro”.

E continuou: “Estamos trabalhando muito para ofertar aos itaunenses água em quantidade, promovendo vidas de qualidade! Nosso muito obrigado a toda a equipe do SAAE, que trabalha arduamente nas redes de distribuição de água, nas redes de esgoto e na limpeza pública de Itaúna. O presente se faz hoje, o futuro vai espelhar nossa vontade de servir cada vez mais e melhor aos itaunenses!”.