CALENDÁRIO ESCOLAR 2026 - Ano letivo começa no dia 4 de fevereiro

Principais mudanças são adoção do modelo trimestral e calendário unificado nas redes estadual e municipais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2026 - Ano letivo começa no dia 4 de fevereiro
Foto: SEE/MG

O Calendário Escolar 2026 já está disponível. O documento da Secretaria de Educação (SEE/MG) foi elaborado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG), em um processo técnico e colaborativo que, pela primeira vez, integra de forma estruturada as agendas da rede estadual e das redes municipais.

Conforme destacado pela pasta, a convergência das agendas melhora o planejamento pedagógico e contribui para a organização do transporte escolar, reduzindo custos e otimizando rotas. Embora traga a marcação de início e fim dos trimestres, referência que será utilizada pela rede estadual, as demais datas e orientações são válidas também para os municípios.

Entre as novidades, destaca-se o novo uso dos sábados letivos, agora dedicados a ações de mobilização familiar e comunitária, em que as escolas desenvolverão atividades voltadas ao fortalecimento do vínculo entre famílias e instituições de ensino, incentivando a participação ativa dos pais e responsáveis no processo de aprendizagem.

O início do ano letivo será no dia 4 de fevereiro. O recesso para professores e estudantes entre 20 e 31 de julho, o recesso da Semana do Professor de 13 a 16 de outubro e o encerramento das atividades escolares em 18 de dezembro.

A SES adotou o modelo trimestral para o ano letivo de 2026. A organização contará com a distribuição de 30 pontos no primeiro trimestre, 30 no segundo e 40 no terceiro, estratégia pensada para manter o engajamento dos estudantes durante todo o período letivo, especialmente na etapa final.