CAIC comemora 3 décadas

Solenidade marcou trinta anos de existência da E.M. “Dona Cota”, no Bairro Morada Nova

CAIC comemora 3 décadas
Fotos: Divulgação/PMI
CAIC comemora 3 décadas
CAIC comemora 3 décadas
CAIC comemora 3 décadas
CAIC comemora 3 décadas
CAIC comemora 3 décadas
CAIC comemora 3 décadas

Na manhã da quarta-feira, 26, foi realizada solenidade em comemoração aos 30 anos da Escola Municipal “Dona Cota” (CAIC) em Itaúna. A escola foi inaugurada em 1995, no Bairro Morada Nova, e, desde então, tem oferecido ensino na Pré-Escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental aos moradores daquela região. Conforme a assessoria da Prefeitura, “a unidade integra o modelo dos antigos Centros de Atenção Integral à Criança - CAICs, projeto concebido no início dos anos 1990 pelo Governo Federal, inspirado na filosofia educacional desenvolvida por Darcy Ribeiro, importante educador, antropólogo, sociólogo e escritor brasileiro.

O conceito dos CAICs derivou diretamente da experiência dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, idealizados na década de 1980, no Rio de Janeiro, por Darcy Ribeiro, ao lado do então governador Leonel Brizola”. 

Explica ainda o texto divulgado pela Prefeitura que “essas escolas tinham proposta de estrutura padronizada e amplos serviços integrados, buscando oferecer educação em tempo integral e assistência completa às crianças. Itaúna foi um dos municípios contemplados com a implantação desse modelo de unidade escolar”, por meio de esforços do então deputado federal à época Marcos Guimarães de Cerqueira Lima, do MDB, eleito por seis mandatos e que faleceu há 5 anos. E, para comemorar os 30 anos da Escola Municipal “Dona Cota”, os alunos realizaram diversas apresentações. 

O prefeito de Itaúna, Gustavo Mitre, participou do evento, quando foi recebido pela diretora da instituição, Solange Souza, e pelo diretor-adjunto, Wesley Lopes. Além de professores, pedagogos e ex-diretores, também fizeram parte da história da instituição representantes da comunidade, que participaram das comemorações. A cerimônia destacou ainda a trajetória da homenageada que dá nome à escola: “Dona Cota, benemérita itaunense que, ao lado de seu esposo, Manoel Gonçalves de Souza Moreira, prestou relevantes serviços à cidade há quase um século, deixando um legado que ainda hoje reflete para o bem da comunidade”, destacou a assessoria do prefeito.