ELEIÇÕES 2024 - Três renúncias e partidos “desfalcados”

Duas desistentes são mulheres e, com isso, diminuem seis candidatos se não forem substituídas

ELEIÇÕES 2024 - Três renúncias e  partidos “desfalcados”
Reprodução Divulga Cand




A relação de candidaturas à Câmara de Itaúna mostra 259 postulantes. Porém, ao fazer a conferência de quantas prosseguiram na disputam nesta semana, a reportagem da FOLHA apurou que ocorreram três renúncias. Um dos desistentes é o candidato Danilo do Bar, do PP. Com isso, seu partido pode ficar com um candidato a menos na disputa. O PP registrou 18 candidatos e, sem o Danilo, fica com 17. Isso quer dizer que vai ter que aumentar a margem de votos para cada um desses 17 para alcançar a legenda e conseguir a vaga. 

Porém a situação piorou muito para o PRD e para o Solidariedade. É que nesses partidos as desistências foram do sexo feminino. No caso do PRD, por exemplo, que apresentou 18 candidaturas, se for mantida a desistência da Érica dos Santos, o número de candidatos cai para 15, pois para cada candidatura do sexo feminino dá espaço para dois candidatos homens. Assim, com 18 candidaturas, 6 devem ser do sexo feminino. Se só tiver cinco mulheres na chapa, o máximo de candidaturas será 15. 

No Solidariedade, que registrou 12 candidaturas, também saiu uma mulher, de nome Cristiane Moreira. Com isso, pela mesma regra, o partido fica com 9 candidatos. Com isso, segundo analistas, é quase impossível obter uma legenda. No total, mantidas as renúncias e não sendo repostas, de 259 candidaturas para a Câmara, teremos 252 efetivamente na disputa das 17 vagas.