Inclusão - Prefeito cria Núcleo e nomeia Gleisinho na coordenação

Ex-vereador foi o nome escolhido pela sua experiência na área, durante seus mandatos na Câmara

Inclusão - Prefeito cria Núcleo e nomeia  Gleisinho na coordenação

A administração municipal agora conta com um departamento especializado no atendimento e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, uma das grandes lacunas do poder público nas cidades. O prefeito Gustavo Mitre criou o Núcleo de Inclusão Social - NIS, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna, e nomeou o ex-vereador Gleison Fernandes (Gleisinho - foto) para coordenar o setor.  O Núcleo vai tratar da “promoção da igualdade de oportunidades e a participação ativa das pessoas com deficiência em diversos contextos, como acessibilidade, educação, trabalho e convívio social”.

Gleisinho tem vasta experiência no setor de defesa dos direitos deste público, quer na sua atuação pessoal, quer como vereador na Câmara de Itaúna nos seus mandatos. Ele também é o criador de um “teclado inteligente”, que auxilia no desenvolvimento de várias crianças com deficiência em todo o País. Nos seus mandatos, propôs e aprovou leis que visam ampliar as condições de vida das pessoas com deficiência, como a lei do Programa Conduz, “pernas voluntárias”, protetores PCDs, equoterapia etc. 

O NIS terá como missão garantir direitos, reivindicar estruturas e espaços acessíveis, promover a qualidade de vida, o convívio social e a plena cidadania das pessoas com deficiência na cidade, e já está funcionando, desde a posse do ex-vereador no cargo, há três semanas.