Diferença de percentuais nas pesquisas é grande
Para cada 13 eleitores de Gustavo Mitre, Gláucia tem um. Em comparação com Nazaré, são 38x1, e na disputa com Jerry, 152x1
Especialistas em análises de pesquisas apontam a imensa diferença percentual obtida pelo pré-candidato a prefeito de Itaúna Gustavo Mitre em relação a seus adversários até agora apontados. Em pesquisa realizada pela SigDados e publicada na imprensa itaunense na última semana, quando o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele votaria “se a eleição fosse hoje”, Gustavo Mitre alcança a margem de 30,5% das respostas. Em seguida, vem a vice-prefeita (exonerada) e atual deputada federal Gláucia Santiago, com 2,3%. Na terceira posição, Maurício Nazaré, com 0,8%; e na quarta colocação, Jerry Adriane, com 0,2%.
Transformados esses percentuais em “eleitor-votante”, para cada 13,26 votos de Gustavo Mitre (Republicanos), Gláucia Santiago (PL) teria um voto. Quando a relação é feita com o pré-candidato Maurício Nazaré (PSD), o resultado é que Gustavo Mitre tem 38,12 votos para cada voto do seu oponente. E a relação com Jerry Adriane (PSOL) vai a 152,5 votos para Gustavo para cada um voto de Jerry. A diferença é bastante expressiva e não é fácil reverter essa tendência, apontam analistas. Estamos a 72 dias das eleições e será preciso um trabalho “hercúleo” para os adversários se quiserem chegar à performance de momento de Gustavo Mitre. Ainda conforme a pesquisa, as pessoas que apontam que vão votar nulo ou branco são 10%; aqueles que responderam e disseram não saber ou não responderam à pesquisa, outros 53%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de julho, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022) e TSE junho/2024. O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrada no TSE sob o número MG-04210/2024. *A soma pode ser diferente de 100% devido ao arredondamento das casas decimais.