DIA DAS MÃES - Previsão de aumento de 10% no faturamento

Data deve movimentar R$ 16,3 bilhões no País, aponta estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito

DIA DAS MÃES -  Previsão de aumento de 10% no faturamento
Foto: Reprodução/G1

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços - Abecs divulgou estudo em que mostra que a expectativa de faturamento do comércio com o Dia das Mães no País é de R$ 16,3 bilhões, com o gasto médio de R$ 249 por pessoa. A data é a segunda mais importante do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. A Abecs aponta ainda que o aumento nos negócios realizados no período deve alcançar 9,24% em comparação com o Dia das Mães de 2024.

O estudo, que foi encomendado ao Instituto Datafolha, apontou que 62% dos entrevistados informaram que pretendem comprar presente para as mães. E o valor do que chamam de tíquete médio subiu 8,7% em relação ao ano passado, saindo de R$ 229 para R$ 249.

Outra curiosidade apontada no estudo é a de que as lojas físicas ainda são a maior opção dos compradores, apesar do crescimento das compras online. Conforme os dados, 73% dos entrevistados apontaram que vão às lojas comprar os presentes, e 25% o farão pelo meio online. O maior público disposto a comprar presentes nas lojas físicas é formado pelo sexo feminino: 76% contra 71% de homens. Quando se trata da compra online, a proporção é invertida, sendo os homens o público que vai preferir os meios digitais, com 28% contra 22% do público feminino.

Cartões de crédito e débito: os meios preferidos

O estudo também apontou que os cartões de crédito e débito serão os meios preferenciais para o pagamento, apontados por 50% dos entrevistados. O Pix é o meio apontado por 37% dos entrevistados; e outros 31% afirmaram que vão pagar as compras em dinheiro, à vista.

Itens de vestuário serão os mais procurados para os presentes, apontados por 39% dos entrevistados. Em seguida, vêm os cosméticos, opção para 25%. Mas sempre tem aqueles que gostam de dar presentes “para a casa”: 14% apontaram que vão adquirir eletrodomésticos, utensílios, móveis ou outros objetos para presentear as mães. Flores, relógios, joias, bijuterias, chocolates e cestas de café da manhã também apareceram dentre as opções de presente.