Defesa Civil e Bombeiros apontam riscos

Defesa Civil e Bombeiros apontam riscos
Foto: Arquivo/FOLHA


A Defesa Civil do estado e o Corpo de Bombeiros divulgaram alerta para a população em relação a cuidados que devem ser tomados em período de muita chuva. Completam o aviso com a informação de que tempestades estão previstas para o Estado de Minas Gerais nas próximas semanas e que é necessário manter a atenção para evitar desastres. Nos casos de quem vai acessar rodovias, principalmente, no período chuvoso, é extremamente necessário redobrar a atenção para que não ocorram acidentes. 

A previsão de tempo para Itaúna nos próximos dias aponta que neste sábado, dia 6, a cidade deve ter chuva de moderada a forte, com previsão de 10 mm de intensidade pluviométrica. Conforme os técnicos, chuvas de até 2,5 mm de índice pluviométrico são consideradas fracas. Daí até 10 mm é classificada como moderada; de 10 a 50 mm, se trata de chuva forte; com a classificação de muito forte a partir dos 50 mm por hora. O índice pluviométrico mede-se da seguinte forma: cada 1mm representa um litro de água por metro quadrado. Assim uma chuva de 10 mm representa que a intensidade é de 10 litros de água por metro quadrado. Em uma área de 100 metros, por exemplo, 10 mm de chuva representa mil litros de água acumulada. Quanto mais tempo durar a chuva, mais água nesta proporção será acumulada.

Assim chuva com intensidade de 10 mm por 15 minutos na área central de Itaúna representa um volume bastante expressivo que, por sua vez, não tem muita área de escoamento devido à impermeabilização do solo, principalmente, o que ocasiona enchentes e alagamentos. E as chuvas são acompanhadas, quase sempre, de ventos na mesma intensidade, o que gera ainda mais riscos, inclusive, com quedas de árvores, paredes, telhados etc. 

E se no sábado a previsão é de 10 mm de chuva em Itaúna, no domingo esse índice cai para 8 mm.  Mas é bom anotar que, na quinta-feira, dia 11, a previsão é de chuva de 14 mm; e na quinta-feira seguinte, dia 18, de 23 mm. Portanto é importante prevenir para não sofrer impactos negativos.

Neste sábado e nas duas quintas-feiras seguintes (dias 11 e 18 de janeiro), evite estacionar veículos próximos a áreas de alagamento e de enxurradas, de árvores e locais passíveis de desmoronamento. De uma forma geral, é importante estar sempre atento, pois a chuva considerada fraca, mas constante, como tem ocorrido, também pode provocar danos com o encharcamento do solo. Com isso, qualquer quantidade de água a mais pode causar alagamentos, desmoronamentos de encostas e vários outros incidentes. Atenção é sempre necessária. 

Como acompanhar as previsões do tempo?

A Defesa Civil mantém um serviço de alerta aos cidadãos em Minas Gerais de fácil acesso a quem tem aparelho de telefone celular e internet. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199 e você vai passar a receber os alertas com a previsão do tempo. É um gesto simples, mas que pode significar muito. Faça o seu cadastro, pois é gratuito.

E, para evitar problemas, mantenha algumas ações preventivas que podem salvar a sua vida e as vidas de outras pessoas. Confira sempre a previsão do tempo; 20 centímetros de água já podem atingir a maioria dos escapamentos dos veículos e, assim, ocasionar o desligamento do motor; não pare o carro próximo a postes ou árvores; evite locais baixos, nunca enfrente áreas inundadas e conheça os pontos de alagamento de sua região para ter rotas alternativas em mente; dirija devagar e fique longe dos veículos à frente; ao atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e o desligamento dele; se o seu veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.