Custo pode ser de mais de 2 milhões de reais

Atos de contratação atrasaram por incompetência ou “de caso pensado”, apontam críticos

Custo pode ser de mais de 2 milhões de reais
A 5 dias do carnaval oficial, na Avenida Boulevard não há nenhuma movimentação para a construção da estrutura de entradas, praça de alimentação, palco e fechamento


A menos de uma semana para começar a festa do carnaval em Itaúna, ainda não foram divulgados os shows programados para os quatro dias “oficiais”. Uma divulgação da assessoria informa as atrações da quinta-feira e da sexta-feira, dias 8 e 9 respectivamente, como pode ser conferido nesta edição. A programação de sábado, domingo, segunda e terça-feira ainda são “segredo guardado a sete chaves”, brincam pelas ruas da cidade, com o fato de faltar informação. A página do Instagram “Itaúnadazoeira” divulgou o que pode ser a programação, brincando com as atrações já contratadas, mas a divulgação oficial ainda não começou e, parece, não deve acontecer por falta de tempo. O mistério pode atrapalhar a expectativa de reunir 77 mil pessoas no evento, como disse o diretor da empresa Nossa Senhora das Produções, que estaria responsável pela organização da festa, conforme divulgado em alguns veículos de imprensa de Itaúna. Porém todo este atraso se deve a problemas internos na contratação da estrutura do carnaval. 

Segundo apuração da FOLHA, apesar de se saber a data do carnaval desde o início do mandato, pelo menos, a secretaria responsável pela festa, a de Cultura, não providenciou as licitações necessárias para a contratação. Mesmo com informações de que o “termo de referência” para a produção do edital para a festa vem sendo pedido desde o início do semestre do ano passado e que a proposta já estaria pronta pelo menos desde setembro, somente agora, na segunda quinzena de janeiro, é que o documento chegou ao setor responsável pelo processo. Só que a previsão era de que seriam gastos, no máximo, R$ 975 mil com a estrutura, mas a empresa vencedora do processo propôs R$1.150.000,00. Por esse motivo, a licitação não pôde ser homologada, pelo fato de o valor pedido ser muito superior ao “limite máximo” colocado. 

Com isso, até o meio da tarde de ontem, sexta-feira, dia 2 de fevereiro, não se sabia ainda o que teria de ser feito para acontecer a festa. Não dá tempo para nova licitação, então a saída apontada está sendo usar processos licitatórios já realizados para contratação de serviços que devem atender ao município durante todo o ano. Assim cada serviço – banheiro, tenda, gradil, sinalização etc. – é contratado em separado, utilizando um contrato diferente que aceite esta contratação. Dessa forma, não se consegue chegar facilmente ao valor global gasto com a festa. Por isso, críticos estão perguntando se o atraso nas licitações foi incompetência ou se trata de ato pensado. Caso seja a primeira opção, os responsáveis devem ser demitidos por incompetência total. Ou, no segundo caso, é preciso apuração e, se necessário, ação da Câmara e até mesmo do Ministério Público para apurar se houve má-fé e se gerou prejuízos ao Município. 

Com a contratação, já realizada, de R$ 260 mil em shows, o carnaval de Itaúna pode ficar na base do oba-oba, do pica-pau, ou da conversa fiada, ou melhor, da lorota, do patati-patatá... Ao final, o trabalho será reunir os gastos “picados” para se chegar ao total gasto que, conforme expectativas, vai ultrapassar R$ 2 milhões. Aí, pode-se afirmar que Deu no Que Deu... A FOLHA vai acompanhar de perto esses números.