Itaúna tem mais pessoas trabalhando para salário menor
A realidade de Itaúna com relação à economia, apresentada pela página do IBGE Cidades, referente a 2021, mostra dados interessantes. Um deles é que o município tem a 221ª posição no Brasil em pessoas trabalhando (ocupadas) em relação aos 5.570 municípios brasileiros. Mas o salário médio mensal é o número 1.264 do País. Isso quer dizer que a massa trabalhadora é grande (33.799 em 2021), mas o salário médio mensal, de 2,2 salários mínimos, é muito abaixo, ou seja, nada menos do 1.043 posições no ranking nacional.
Em relação aos mesmos dados, considerando os números de Minas Gerais, com 853 municípios, Itaúna é a 19ª cidade mineira em relação ao número de pessoas trabalhando, mas o salário que recebem é apenas o 87º no estado. Em relação à região, com 54 municípios, Itaúna é a segunda cidade em número de pessoas trabalhando e a terceira em salário médio mensal. Isso demonstra que os trabalhadores do Centro-Oeste têm salário bem abaixo da média nacional, apontam especialistas.
Outro dado interessante é que a população itaunense é a 327ª do País, a 35ª do estado e a 3ª da região. Se confrontados esses números com a população que está trabalhando, conforme os dados do IBGE, nota-se que a população itaunense é trabalhadora, pois, como visto, é a segunda da região em pessoal ocupado, a 19ª no estado e a 221ª no País. São ganhos de 106 posições em relação ao Brasil, 16 em relação ao estado e uma em relação à região, quando se comparam os rankings de população com o número de pessoas trabalhando.