CARNAVAL 2023 - Secretário de Cultura é convocado para falar de custos

Comentários são de que Fundo de Cultura pode ser usado para bancar a festa popular

CARNAVAL 2023 - Secretário de Cultura é convocado para falar de custos


O secretário de Cultura de Itaúna, Ilimane Lopes, vulgo Joe, deve comparecer à Câmara na reunião ordinária dos vereadores, convocada para acontecer às 14 horas da terça-feira, dia 7. A convocação surgiu de um pedido do vereador Gustavo Dornas, que fez o pedido no início da reunião extraordinária ocorrida no dia 2 de fevereiro, quinta-feira, para votação de projeto de repasse de recursos ao Hospital. O plenário votou por unanimidade para que a convocação fosse feita para a próxima terça-feira.

Nos bastidores os comentários são de que o custo do Carnaval vai ultrapassar “e muito” a cifra de um milhão de Reais. “Somente o cachê do Alexandre Peixe, cantor que vai se apresentar na festa foi de R$ 100 mil, na Virada Cultural de Brasília, em agosto passado. Isso sem falar nas despesas de transporte, hospedagem e alimentação do artista e de sua equipe, que são mais de 15 pessoas”, informou uma de nossas fontes.

Outro comentário que tem sido feito é de que recursos do Fundo Municipal de Cultura estariam sendo utilizados para o custeio do Carnaval. Segundo as informações, este fundo que tem o objetivo de “financiar projetos e atividades de interesse do Município nos Programas de Desenvolvimento Cultural no Município de Itaúna”, não teria a finalidade de bancar o Carnaval, como criticam. Conforme ainda estes mesmos comentários, não foi divulgada uma planilha específica de gastos com o Carnaval e, conforme levantamentos superficiais “os gastos serão bem altos” e a convocação do secretário seria para explicar o valor total aproximado e “de onde sairá os recursos para a realização da festa”.