Governo de Minas testa serviços de emergência on-line

Governo de Minas testa serviços de emergência on-line
Foto: Divulgação/Dirceu Aurélio/Imprensa-MG


Já está em fase de teste no município de Lagoa Santa o acesso aos serviços de Emergência da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193) pela internet. Esses acessos online foram lançados na quarta-feira, 29, pelo governador do Estado, Romeu Zema, em Belo Horizonte, com a presença dos comandos da PMMG e da PCMG, além de assessores diretos do governo e da imprensa. O serviço já está funcionando em Lagoa Santa, em caráter experimental, por 30 dias e em seguida deverá ser disponibilizado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e, nos próximos meses, para as demais cidades do estado. 

O serviço de atendimento virtual é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e Corpo de Bombeiros via chat. Também poderá ser acionado por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas - MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram, conforme divulgou a assessoria do Governo de Minas. Adiantou ainda o setor de comunicação estadual que “o novo projeto também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e bombeiros por pessoas surdas. A interface com a tecnologia permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e vídeo chamadas. Essa última aplicação pode ser decisiva, por exemplo, na ligação de uma mãe para os bombeiros durante um pedido de socorro para o filho engasgado”.

Ao inaugurar o serviço em caráter experimental, o governador de Minas afirmou que “a segurança pública do estado avança e fica cada vez melhor com essa nova funcionalidade. Por meio dessa ferramenta, temos absoluta convicção de que daremos um passo muito grande para ampliar o acesso da população às forças de segurança porque passaremos a ter o recurso de mensagem, que pode ser enviada de qualquer local”. 

A divulgação do novo serviço informou ainda que, no início do próximo ano, o projeto será expandido para outras nove cidades, também da região metropolitana, incluindo a capital, Belo Horizonte, Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O terceiro passo será a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas. Todo o estado deve ser abarcado, assim como todos os aplicativos de mensagem. A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190,197 e 193.