Começa a vacinação contra a Dengue no Brasil

Dourados, no Mato Grosso do Sul, é a primeira cidade do mundo a receber a imunização em massa. Calendário nacional começa em fevereiro

Começa a vacinação  contra a Dengue no Brasil
Foto: Divulgação/TAKEDA


O ano de 2024 começou com uma excelente notícia para os brasileiros, especialmente para os moradores de Dourados, cidade do Mato Grosso do Sul, em um primeiro momento. É que no dia 3 de janeiro teve início a vacinação em massa da população daquela cidade contra a Dengue. Assim Dourados é a primeira cidade do mundo a receber a vacina. E isso foi possível devido a uma parceria com a Farmacêutica Takeda. 

Conforme divulgação do Estadão Conteúdo, “a imunização faz parte de um projeto da farmacêutica em parceria com o pesquisador Júlio Croda, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que busca avaliar a proteção conferida fora de laboratório, em uma população real. “É um quantitativo de 300 mil doses disponíveis que vence em agosto deste ano e serão utilizadas para esse estudo, o primeiro do tipo para essa vacina em nível mundial”, afirmou Croda ao jornal O Globo. A Takeda, por sua vez, afirmou que a iniciativa teve início antes mesmo da compra de doses pelo governo federal.

Disponibilizada para o Brasil no próximo mês

O imunizante, denominado Qdenga, é aprovado para uso contra a dengue no Brasil, e já teve doses adquiridas pelo Governo federal para passar a fazer parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde (MS), a partir do mês de fevereiro. Conforme as expectativas, cerca de 3,1 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em 2024, já que a Takeda está apta a produzir 6,2 milhões de doses neste ano. Ainda segundo as informações, foi feito contrato de compra de 5 milhões de doses e 1,2 milhão foram doadas ao MS. O esquema vacinal prevê duas doses para alcançar a imunização.

Segundo a Prefeitura de Dourados, a primeira dose foi aplicada em Francisleine Costa, mãe do adolescente Júlio César da Costa, de 15 anos, que morreu de dengue em 2023. “Meu filho foi enterrado no dia do aniversário. Agora a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem para que não passem pela mesma dor. Estou contente por Dourados ser a primeira cidade a prestar esse serviço ao público”, disse ela ao ser vacinada. 

Prevalência

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o número de casos de dengue em 2023, divulgado pelo Estadão há dez dias, apontam o Brasil como o país com maior incidência da doença. Ao todo, foram 2,9 milhões de casos até 11 de dezembro - mais da metade dos mais de 5 milhões registrados mundialmente. De acordo com a entidade, vive-se um patamar histórico para a dengue.

A OMS alertou sobre o fato de a doença também ter se espalhado para países onde historicamente não circulava, como França, Itália e Espanha. Entre as razões para a disseminação está a crise climática, que tem elevado a temperatura mundial e permitido que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, sobreviva em ambiente onde antes isso não ocorria - dessa maneira, ele consegue se reproduzir cada vez mais. (Com informações de Estadão Conteúdo)