Carnaval pra rico, quase particular...

Carnaval  pra rico, quase  particular...


Informações chegadas à redação da FOLHA indicam que estão pretendendo, e já arquitetando, um carnaval voltado para a “classe média-alta” este ano. Aliás, as informações são mesmo é de que já decidiram e pronto. O Carnavaliza 2023 será para os ricos e a classe média alta, o povão vai ficar de fora e vai ter que se contentar com algumas batucadas nas portas dos botecos nos bairros, e pronto. Desfile na Avenida Jove Soares e carnaval para o povão no lote que denominam “área aberta do Espaço Cultural” já foram descartados e quem quiser vai ter que subir para a Avenida Boulevard Lago Sul, onde já anunciaram e até apresentaram para alguns carnavalescos a planta de uma megaestrutura para abrigar os desfiles e todo o aparato para o carnaval deste ano. 

Sinceramente não tenho nada contra, mas acho que as avaliações não foram bem conduzidas e tenho a certeza de que tudo foi “arquitetado” para beneficiar comercialmente alguns poucos “apaniguados” que foram e são “colaboradores” políticos dos chefes. Mas é como dizem, Itaúna é única. E é como diz também um dos ditados populares: “Se colocar lona, vira circo. E se cercar, um hospício”. Mas vamos em frente. 

As últimas informações nos deixam intrigados, e por outro lado conformados, pois, conhecendo bem o Senhor Prefeito, não há nada de novo. Ele afirmou em entrevista à Rádio Sol, esta semana, que já está decidido e que o carnaval vai mesmo para o Boulevard Lago Sul. E também que a estrutura vai ser única, que Itaúna nunca viu, e citou até um “bolsão” para banheiros e lavatórios, dentre muitas outras novidades que vão deixar o público à vontade e bem servido...

Acho que de fato o público classe média alta é que deve ser o que vai usufruir da estrutura anunciada e que vai desfilar nos blocos principais, como o Allfaces e Deu no que Deu. Vão estar bem servidos, sim, mas insisto que o povão vai literalmente “dançar”. E como já dito na edição anterior, os maiores prejudicados serão os comerciantes da Avenida Jove Soares afora... Mesmo que o prefeito afirme que eles podem se inscrever para montar barracas, a situação não muda. Imagine que você tem um bar, uma lanchonete, uma sorveteria ou uma loja de açaí na Jove Soares... Não vai montar estrutura de barraca no Boulevard e não vai vender o esperado com o desfile dos blocos. Mesmo que tente justificar, o prefeito sabe que a situação é diferente. E ele sabe também que está é concordando com os “apaniguados” e/ou os “pagando” com uma moeda que prejudica o povo. Mas é ele quem tem as chaves da cidade nas mãos e é quem decide, mesmo sem ouvir a opinião popular. E isso já é bem conhecido de toda a população. O prefeito é daqueles que faz um uso muito bem apurado de outro velho ditado: “Aos amigos, tudo... Aos inimigos, apenas os rigores das leis”. Portanto está decido, não vai ter o tradicional Carnaval de Rua este ano e o desfile dos blocos será na Avenida Boulevard Lago Sul, em frente ao prédio da Prefeitura, em uma megaestrutura, com conforto e segurança, como eles mesmo estão dizendo. Ou seja, quem quiser participar, muito bem, se não... Já sabe, né?

Mas a questão dos comerciantes precisa ser muito bem analisada e também a participação das famílias que gostam de ir para a Jove Soares assistir aos blocos desfilarem e ficarem com os filhos menores nas sorveterias e casas de sanduíches. Não terão essa opção e, se moram em bairros, vão ter que andar para chegar aos pontos de ônibus. Mas como é povo, ele que se vire, num é assim? Mas está decidido. Porém pelo menos uma notícia boa temos até aqui. Os organizadores do Bloco Pau de Gaiola garantem que não saem da Praça da Lagoinha e que, com estrutura ou não, é lá que os milhares de foliões vão se aglomerar na quinta-feira de carnaval. Porém, ontem à tarde, a Secretaria de Cultura resolveu divulgar a realização de uma enquete, para pressionar os organizadores do bloco. Perguntam se o povo prefere o Pau de Gaiola na Lagoinha ou no Boulevard Lago Sul. Porém a enquete pode ser fraudada, pois você pode votar quantas vezes quiser, com o mesmo número. Ou seja, vai ser manipulada. Esperamos que a dita “turma da Cultura” e o Senhor Prefeito tenham bom senso e forneçam a estrutura necessária para a turma se reunir e abrir o Carnaval de Rua na Praça da Lagoinha.

Para encerrar o assunto esta semana, pois muita coisa ainda será debatida sobre o carnaval anunciado pela prefeitura, temos ainda que discutir a questão do custo da folia este ano. Segundo as informações iniciais, com a pretensa estrutura a ser montada na Av. Boulevard Lago Sul, dentre outros gastos, o Carnavaliza 2023 pode custar aos cofres públicos cerca de R$ 2.000.000,00. É isso mesmo, Dois Milhões de Reais.

Bom, o povo merece uma festa bonita, com uma boa estrutura e conforto, mas ele tem que ter condições de participar dela. Do jeito que está planejado, volto a afirmar: é uma festa para a classe média alta. O povão vai ficar de fora, simplesmente porque não tem condições de participar. E reafirmo, tudo está sendo planejado para beneficiar alguns poucos comerciantes. Pouquíssimos, que têm um “esquema” montado para faturar com a venda de bebidas, salgados, tira-gostos, churrasquinhos e sanduíches. É lamentável, mas quem tem as chaves da cidade em mãos é quem decide, e não o povo, que já se posicionou contrário às mudanças apresentadas para a maior festa popular do brasileiro comum e que não pode usufruir de praças de alimentação com preços quase sempre impraticáveis... E fica o último argumento e quase um apelo ao Senhor Prefeito, usando trecho de uma música popular: “A praça é do povo, como o céu é do avião...”. Ou seja, a Jove Soares é do povo... Assim como o Boulevard não é do povão... E lá não queremos carnaval, não... Estão montando um carnaval pra rico, quase que particular, mas com o dinheiro que é do povo, que vai ficar de fora. Brasil, mostra a sua cara!!!   

Renilton  Gonçalves Pacheco