A cultura nacional comemora os 90 anos de Adélia Prado!

E tem programação especial nesta semana, em homenagem à autora, nascida em Divinópolis no dia 13 de dezembro de 1935.

A cultura nacional comemora os 90 anos de Adélia Prado!
Divulgação/PMDiv

No dia 13, sábado, Adélia Prado comemora 90 anos de vida. E para homenagear a poeta, professora, romancista e licenciada em Filosofia, maior nome da literatura mineira da atualidade, e um dos expoentes nacionais, a Prefeitura de Divinópolis programou a “Semana de Homenagem a Adélia Prado”, que reúne literatura, música e memória histórica.

O primeiro evento programado acontece nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal “Ataliba Lago”, em Divinópolis, com o encontro “Palavra Encantada: Adélia Entre Nós”. Neste encontro estão previstas as participações de leitores, estudiosos, crianças, artistas e admiradores da autora, com declamações poéticas, trechos dramatizados, reflexões sobre a trajetória de Adélia, depoimentos afetivos e um momento especial de contação de histórias acompanhado de atividades de colorir.

Amanhã, quinta-feira, 11, a programação traz o concerto “Cantiga de Natal: noventa anos de Adélia”, apresentado pela Escola Municipal de Música ‘Maestro Ivan Silva’ e acontece no Museu Histórico de Divinópolis, na Praça da Catedral, a partir das 19h30. Conforme os organizadores, “o repertório escolhido dialoga com a sensibilidade religiosa e a espiritualidade presentes na obra da poeta, especialmente por meio de referências à simplicidade, às narrativas bíblicas e ao lirismo do cotidiano que permeia textos como “Cantiga dos Meninos Pastores”. A fusão entre música natalina, poesia mineira e memória afetiva promete oferecer ao público uma noite emocionante, envolta pela mesma luz que atravessa a escrita da homenageada”.

E encerrando a programação da “Semana de Homenagem a Adélia Prado”, será inaugurada no Museu Histórico, às 18h de sábado, 13, a exposição “Adélia Prado: Filha de Divinópolis”. A mostra reúne documentos, fotografias, manuscritos, edições raras, registros pessoais e relatos que revisitam fases marcantes da vida e da obra da escritora. O público encontrará uma narrativa curatorial inédita, cuidadosamente organizada para revelar nuances menos divulgadas da poeta e evidenciar sua profunda relação com a cidade. A exposição permanecerá aberta por 90 dias, simbolizando os noventa anos de Adélia, e marcará o início do Ano Cultural em Homenagem a Adélia Prado, que se estenderá ao longo de 2026 com ações permanentes, incluindo a criação de uma sala dedicada exclusivamente à escritora dentro do próprio museu, explica a Secretaria de Cultura de Divinópolis.