Caminhões continuam ignorando sinalização e causam preocupação na Rua Divinópolis
A Rua Divinópolis, que conecta o bairro Morro do Sol ao Morada Nova, é palco rotineiro de infrações de trânsito que colocam em risco a segurança dos pedestres e de motoristas. Essa semana a FOLHA já publicou matéria sobre o assunto, quando um caminhão foi flagrado subindo a rua de ré, devido ao morro íngreme. Hoje, novamente a redação recebeu denúncia sobre o tráfego de caminhões pesados, que insistem em utilizar a via, ignorando a sinalização clara de proibição.
No local, uma placa de trânsito estabelece a proibição de circulação para veículos com mais de 5 toneladas, de segunda a sábado, das 6h às 20 horas. No entanto, moradores e denunciantes relatam que a restrição é desrespeitada com frequência.
A utilização indevida da Rua Divinópolis por veículos de grande porte é uma preocupação antiga, devido aos acidentes que já provocaram, inclusive, morte e destruição de muros. A via, que é uma ladeira íngreme, o que torna difícil a circulação de caminhões, principalmente os mais pesados. O risco de falha dos freios ou a perda de controle desses veículos é iminente.
"É um absurdo. A gente vê esses caminhões passando e sabe do perigo. Já aconteceu coisa grave aqui, e parece que ninguém aprende", desabafou um morador que preferiu não se identificar.
A proibição visa justamente preservar a estrutura da rua e, primordialmente, a segurança viária na região. O trânsito de veículos pesados pode causar danos ao pavimento e, mais perigosamente, desestabilizar o fluxo de veículos leves e a circulação de pedestres, especialmente em horários de pico.
A FOLHA solicita às autoridades de trânsito competentes uma fiscalização constante na via, como câmeras que possam identificar as placas dos caminhões e outros veículos no trecho da Rua Divinópolis, para garantir o cumprimento da lei e evitar que a desobediência à sinalização resulte em novas tragédias. A segurança dos cidadãos deve ser prioridade.







