PROFISSIONALISMO - Engenharia de Trânsito começa a ser realidade em Itaúna
Instituto contratado pela Prefeitura começa a trabalhar para melhorar o tráfego itaunense
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, contratou o Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança – INPROTRAN dentro da proposta do Plano de Reestruturação da Gerência de Trânsito e Transporte. A proposta é realizar um trabalho profissionalizado e com eficiência técnica, para dar soluções mais duradouras e eficazes para os problemas do trânsito itaunense. E o INPROTRAN já iniciou os seus trabalhos em Itaúna.
A FOLHA apurou que esta será a primeira vez que o Município terá um engenheiro de trânsito atuando para buscar soluções para os gargalos existentes em vários pontos da cidade. E, conforme divulgação da Secretaria, “por muitos anos, (devido à falta de um profissional de Engenharia de Trânsito) decisões relacionadas à circulação viária, sinalização e intervenções no tráfego foram adotadas sem respaldo técnico especializado. Esse cenário resultou em medidas pontuais, frequentemente baseadas em percepções isoladas ou demandas localizadas, sem avaliação sistêmica da malha viária, o que gerou insatisfações coletivas e resultados limitados”.
Agora, com o trabalho já iniciado do INPROTRAN, Itaúna já está contando com o trabalho de engenharia de trânsito sendo aplicado de forma técnica, objetiva e planejada, conforme destaca a assessoria do prefeito. Com isso, essas ações fundamentam decisões a serem tomadas pelo órgão público, com critérios técnicos reconhecidos no território nacional, completa. Com o INPROTRAN, a Prefeitura passa a contar com os seguintes apoios técnicos: análise técnica de toda a malha viária urbana; estudo do comportamento dos condutores de veículos automotores, pedestres e ciclistas; avaliação das particularidades de cada região da cidade; elaboração de projetos e intervenções com base em dados, normas técnicas e segurança viária; e fundamentação técnica das decisões administrativas relacionadas ao trânsito.
Assim, em vez de soluções pontuais, as decisões do setor serão embasadas em um planejamento mais estruturado das situações, o que garante decisões sobre o trânsito que atendam ao interesse público de forma equilibrada, técnica e transparente. Além da implantação da Engenharia de Trânsito, o Plano de Reestruturação contempla outras ações estruturantes, como: criação da Seção de Projetos e Engenharia de Trânsito; implantação de semáforos inteligentes integrados à cabine de trânsito do programa Smart Ita; aquisição de veículos operacionais; formação e ampliação do quadro de agentes de trânsito; implantação de equipamentos modernos de sinalização diurna e noturna; e uniformes operacionais para atividades de operação, manutenção e fiscalização.
Mais uma novidade a caminho
A reportagem da FOLHA apurou, ainda, junto ao ex-comandante da PM de Itatiaiuçu, Leonardo Salera, que ocupa o cargo de subcomandante da Guarda Municipal que está sendo criada em Itaúna, que o estatuto da organização deverá ser encaminhado em breve à análise da Câmara. O fato de o subcomandante ter atuado durante vários anos em Itatiaiuçu, no comando do policiamento militar daquele município, acrescenta muita experiência à futura Guarda Municipal de Itaúna. Isso porque Leonardo Salera foi figura de grande importância para a implantação e funcionamento da Guarda Municipal daquele município.



