Prefeitura fecha ano com menos 193 servidores

Administração passada encerrou mandato com quadro de inchaço aparente e mais de mil contratados

Prefeitura fecha ano com menos 193 servidores
Foto: Arquivo/ Reprodução

O Portal da Transparência da Prefeitura traz outra informação interessante. O ano de 2025 é encerrado com menos 193 servidores, no total, registrados na Prefeitura. Outro dado também interessante é que o número de efetivos é maior, saindo de 949 em 31 de dezembro de 2024, para 984 neste mês de dezembro de 2025. Mas a diferença mais sensível está no número de contratos firmados. Se na administração passada eram 1.057 contratos em vigor em 31 de dezembro de 2024, a atual administração chega ao final do ano com 764 contratos.

A redução no número de servidores na Prefeitura aponta algumas questões muito debatidas nos anos anteriores. A primeira delas se refere ao “inchaço” da máquina pública, que era uma plataforma de campanha do ex-prefeito, acusando administrações anteriores às dele, e se tornou uma prática ainda mais intensa nas suas próprias administrações. Se criticava o grande número de funcionários nas administrações anteriores, Neider Moreira aumentou este número nos seus mandatos.

Outra questão era o aumento expressivo na utilização de contratos para a admissão de servidores em detrimento de concursos públicos. Aliás, apesar das promessas, o ex-prefeito passou oito anos à frente do Município e não realizou sequer um concurso público, usando de processos seletivos para as contratações. E o ponto mais expressivo é em relação à redução no número de funcionários efetivos nos mandatos do ex-prefeito.

Ao encerrar seus mandatos com a redução para 949 funcionários efetivos, esse tipo de atuação repercutiu em redução nas contribuições para o Instituto Municipal de Previdência - IMP. No primeiro ano da atual administração, foi registrado um aumento tímido nesse número, indo a 984 funcionários efetivos em exercício. Esses dados podem significar que o servidor efetivo voltará a ser valorizado em Itaúna.