Comércio de alimentos pode abrir na Sexta-Feira da Paixão
Comércios que atuam com os gêneros alimentícios, como restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados, por exemplo, vão poder abrir as portas na Sexta-Feira da Paixão, 29 de março, e no Feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, que cai em um domingo. Isso ficou acertado na Convenção Coletiva da categoria e a decisão está disponível na página do Instagram do Sindicomércio de Itaúna.
Conforme o acertado entre as partes, os comércios poderão funcionar com jornadas de oito horas de trabalho para o trabalhador, que terá direito a uma hora de intervalo para alimentação e descanso. Também está definido que não haverá jornada extraordinária sob qualquer hipótese. O comerciário que trabalhar nessas datas terá, ainda, direito a um abono de R$ 72 por feriado trabalhado.
Este valor deverá ser pago aos trabalhadores juntamente com a folha salarial referente ao mês de abril. Ficou ainda acertado que, para cada dia de feriado trabalhado, o comerciário terá direito a um dia de folga compensatória, a ser acertado com o empregador.