Minério na ferrovia retira caminhões das estradas
Quem trafega pelas rodovias que servem de escoamento à produção mineral convive com os riscos de dividir as pistas, nem sempre bem mantidas pelo poder público, com caminhões pesados. Isso aumenta os riscos de acidente e, com certeza, compromete ainda mais a já precária manutenção das pistas. E uma solução que está sendo debatido pelas autoridades, em relação às rodovias federais BRs 356 e 040, pode também ser a saída para a MG-431, trecho entre Itatiaiuçu e Itaúna, que serve de escoamento a grande parte da produção mineral da região.
Conforme empresários das mineradoras Vale e CSN, com participação de políticos, está sendo trabalhada a construção de terminais de carga ferroviários e reforça na malha daquele transporte, para o escoamento da produção de minério em substituição ao transporte rodoviário, naquelas rodovias. E a mesma proposta já começa a ser apontada para a região de Itatiaiuçu e entorno, incluindo Itaúna, altamente afetadas pelo transporte rodoviário de minério, principalmente na MG-431. Conforme o senador Carlos Viana, “precisa que o Governo do Estado estude terminais, por exemplo, como o de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, o da Serra Azul, para que mais caminhões sejam retirados. Aí são medidas muito grandes e cada um desses terminais retiraria cerca de 10 mil caminhões das estradas que são controlados por mineradoras a Vale e a CSN respectivamente, as ferrovias Centro Atlântica e MRS devem passar a atender todas as cargas de mineradoras e também de outros produtores que demandam esse tipo de transporte viário”, afirmou. O debate precisa ser aprofundado, apontam lideranças da região.